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dc.creatorMello, Gabriela Barichello
dc.date.accessioned2021-11-25T16:30:22Z
dc.date.available2021-11-25T16:30:22Z
dc.date.issued2020-10-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22989
dc.description.abstractThis Master's in Education research is the result of studies carried out with the Research Line “Educational public policies, educational practices and their interfaces”, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria. Also, it is linked to the studies developed in the Research Group on Public Policies and Educational Management - GESTAR / CNPq / UFSM, in view of the following problem: What discourses and emerging contexts are related to Higher Education in Brazil, from the perspective of social media and technopolitical? In response to the research problem, the general objective was to “understand the discursive productivity and the emerging contexts in Higher Education in Brazil, from the perspective of social and technopolitical media”. For specific objectives: (i) to recognize in the socio-historical context of globalization, especially XXI, the processes of [re] policy options for Higher Education in Brazil and emerging contexts; (ii) to identify the possible technopolitical meanings and ways of [re] articulation of Higher Education in the production of emerging contexts; (iii) analyze the devices and respective contexts of media transformation, based on their speeches and impacts on the production of meanings about federal universities in Brazil. Methodologically, it presents itself as a qualitative exploratory-interpretative research, using the online search, with a proposal for discourse analysis based on Charadeuaua (2008). Morosini's studies (2014) are used as the theoretical basis; Bauman (2008); Zuboff (20018), Maués (2019), Morozv (2018), among other authors. It is concluded with this study that the evidenced speeches are in inter-relation with the goals and “orientations” of the multilateral organisms towards the privatization of the public Higher Education in Brazil. These new configurations of Emerging Contexts become even more incisive in their processes, becoming an imperative through technologies and their uses that, increasingly, reflect social [dis] control.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectContextos emergentespor
dc.subjectMídias sociaispor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEmerging contextseng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.titleLiquidez dos discursos e contextos emergentes na educação superior no Brasil: a perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticaspor
dc.title.alternativeLiquidez dos discursos e contextos emergentes na educação superior no Brasil: a perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado em Educação é resultante dos estudos realizados junto a Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Articula-se aos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GESTAR/CNPq/UFSM, tendo em vista a seguinte problemática: Quais discursos e contextos emergentes estão relacionados à Educação Superior no Brasil, na perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticas? Em atendimento a problemática de pesquisa, delineou-se como objetivo geral “compreender a produtividade discursiva e contextos emergentes na Educação Superior no Brasil, na perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticas”. Por objetivos específicos: (i) reconhecer no contexto sócio-histórico da globalização, em especial século XXI, os processos de [re]formulação de políticas para a Educação Superior no Brasil e contextos emergentes; (ii) identificar os possíveis sentidos tecnopolíticos e modos de [re]articulação da Educação Superior na produção de contextos emergentes; (iii) analisar os dispositivos e respectivos contextos de transformação midiática, a partir de seus discursos e impactos na produção de sentidos sobre as universidades federais no Brasil. Metodologicamente, apresenta-se como uma pesquisa qualitativa exploratório-interpretativa, utilizando-se da busca on-line, com proposta de análise de discurso com base em Charadeuaua (2008). Utilizou-se como fundamentação teórica os estudos de Morosini (2014); Bauman (2008); Zuboff (20018), Maués (2019), Morozv (2018), entre outros autores. Conclui-se com este estudo que os discursos evidenciados estão em inter-relação com as metas e “orientações” dos organismos multilaterais no sentido de privatização da Educação Superior pública no Brasil. Estas novas configurações de Contextos Emergentes se tornaram ainda mais incisivas em seus processos, tornando-se um imperativo através das tecnologias e seus usos que, cada vez mais, refletem um [des]controle social.por
dc.contributor.advisor1Dalla Corte, Marilene Gabriel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.contributor.referee1Morosini, Marília Costa
dc.contributor.referee2Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.referee3Possa, Leandra Bôer
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0525829305747373por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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