Iniciando o trabalho didático com recursos digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-15Autor
Kotowski, Jandenis Lirianete Degaspery
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo relata o início do trabalho didático, mediado por tecnologias, de uma professora da
rede pública e teve como objetivos investigar as primeiras práticas didáticas utilizando recursos
educacionais digitais disponíveis na Internet e no Linux Educacional 3.0, analisar a participação
dos alunos nas atividades propostas e a atuação da professora com os novos recursos. Foi
desenvolvido com uma turma do 2º Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no laboratório
de Informática de uma escola da rede estadual de Santo Cristo – RS. O estudo concluiu que o uso
dos recursos educacionais digitais contribui para o desenvolvimento de atividades significativas,
possibilita ao educando sentir-se desafiado, ampliando assim, as condições de aprendizagem dos
conteúdos estudados. Sobre a atuação da professora constata-se a necessidade de continuidade
do trabalho e de formação continuada para ela e todos os professores da escola para melhorar a
performance docente com as tecnologias.