A arte como potencializadora de ações inclusivas
Resumo
Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações
metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que
estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de uma pesquisa
por meio de um questionário aberto para professores formados em Arte que atuam
nas escolas públicas da Rede Municipal de Passo Fundo. O estudo consiste em
descobrir como os professores de arte percebem a inclusão em suas escolas e de
que forma a Arte pode proporcionar atividades inclusivas. O objetivo principal desta
pesquisa foi conhecer de que forma a Arte por meio de suas linguagens artísticas é
um instrumento potencializador de propostas e ações inclusivas nas escolas. O
estudo apontou um caminho significativo para ações inclusivas tendo como eixo de
um planejamento interdisciplinar, as linguagens artísticas, mas por outro lado
apontou também algumas dificuldades, considerando que os professores que não
tem conhecimento específico da arte, não conseguem visualizar as possibilidades
interativas que a arte pode proporcionar. Durante a pesquisa observou-se no relato
dos professores que a arte é um meio potencializador sim, de aprendizagens para os
alunos deficientes, pois os mesmos demonstraram que nas aulas de Arte sentiam
valorizados e inseridos no contexto escolar. Processando o conhecimento diante das
possibilidades, vencendo os obstáculos para superas suas dificuldades. O resultado
da pesquisa bem como suportes teóricos, revela que é possível desenvolver
propostas de ações inclusivas por meio das diferentes linguagens artísticas
desencadeando aquisição de conhecimento, visto que o objetivo de estudo revela
grande potencial de desenvolvimentos nas áreas física, motora cognitiva e
emocional.