Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal-Forno, Josiane Pozzatti
dc.creatorKunzler, Odair José
dc.date.accessioned2016-11-07T11:06:34Z
dc.date.available2016-11-07T11:06:34Z
dc.date.issued2012-12-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2307
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe article herein presented is the product of a study that examines the barriers that are imposed to public school teachers of Santo Augusto-RS public teaching regarding the use of TIC in educational context. Based on information collected through interdisciplinary questionnaires applied to teachers from three local schools, we identified the barriers that restrict the use of technological tools in the local scene and in possession of the relevant theoretical arguments, this reality was compared to others. Thus, it was found that the difficulties faced by teachers in the use of existing technologies has been primarily responsible for this gap. It is pertinent in this case, find ways that enable the integration of TIC into the classroom, through continuing education programs and incentive policies aimed at enhancement of public teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectObstáculospor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.titlePanorama da educação em Santo Augusto - RS: obstáculos que afastam as tecnologias da informação e da comunicação da sala de aulapor
dc.title.alternativePanorama of education in Santo Augusto-RS: obstacles that deviate information and communication technologies from the classroomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO artigo que ora se apresenta é produto de um estudo que analisa as barreiras que se impõem aos professores da rede pública de ensino de Santo Augusto-RS no que se refere à utilização das TIC em contexto educacional. Com base nas informações coletadas através de questionários interdisciplinares aplicados a professores de três escolas municipais, identificou-se os obstáculos que restringem o uso das ferramentas tecnológicas no cenário local e, de posse dos argumentos teóricos pertinentes, esta realidade foi comparada a outras. Assim, verificou-se que as dificuldades encontradas pelos docentes no que tange o domínio das tecnologias existentes tem sido o principal responsável por esse distanciamento. É pertinente, nesse caso, encontrar meios que possibilitem a integração das TIC à sala de aula, através de programas de educação continuada e políticas de incentivo voltadas à valorização do magistério público.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples