Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 319-338 of 404
-
A qualidade da experiência e suas relações com a satisfação e a intenção de retorno: o caso do parque Beto Carrero World
(2016-12-11)Entender o que impulsiona a satisfação de um turista é uma das áreas mais relevantes das pesquisas em marketing. Na indústria do turismo, turistas satisfeitos tendem repetir a sua visita devido a sua experiência positiva. ... -
Qualidade de vida e bem-estar no trabalho: a autopercepção dos servidores técnico-administrativos em uma universidade federal
(2014-12-11)A Qualidade de Vida é uma questão muito importante para todas as pessoas e um objetivo a ser alcançado em qualquer estágio ou circunstância da vida. Quando relacionada ao trabalho passa pela necessidade de que este reproduza ... -
Qualidade de vida no trabalho e valores organizacionais: a percepção dos técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior
(2014-07-31)O tema da qualidade de vida no trabalho (QVT) ocupa um importante espaço no meio acadêmico e profissional, por fazer parte do mundo do trabalho desde a década de 60. As organizações começaram a implantar programas de QVT ... -
A qualidade de vida no trabalho sob a percepção dos servidores da Universidade Federal do Pampa
(2015-06-01)As instituições públicas, visando à prestação de serviços de melhor qualidade e ao bem-estar do servidor público, estão implementando uma reestruturação em gestão de pessoas, voltada para a promoção da Qualidade de Vida ... -
Qualidade de vida no trabalho: subsídios para um plano de melhoria em função da percepção dos servidores ativos da UFSM
(2015-12-18)O presente estudo objetiva analisar a percepção dos servidores ativos da UFSM em relação à QVT por meio das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor CQVS. Tem-se observado que ao ... -
Quando o êxito do serviço extingue relacionamentos: aplicação do modelo BG/NBD em um curso pré vestibular/ENEM
(2019-05-29)Ao aliar um maior engajamento na construção estratégica baseada no cliente ao uso de métricas para que se comprove investimentos de marketing, naturalmente o Customer profitability, Customer Equity e Customer Lifetime Value ... -
Racionalidades e organizações do “terceiro setor”: uma análise da tensão entre racionalidade instrumental e substantiva a partir do discurso de trabalhadores do Instituto Terra
(2017-07-12)Este trabalho toma como ponto de partida estudos que se debruçam à análise dos aspectos instrumentais e substantivos da racionalidade em organizações, mais especificamente, em organizações do “terceiro setor”. A observação ... -
Ratings, qualidade creditícia e estrutura de capital em países emergentes
(2023-02-01)O acesso das empresas ao crédito é um fator relevante para viabilizar investimentos e o desenvolvimento das firmas. Nesse sentido, é crucial para os agentes credores os instrumentos de mensuração da capacidade das empresas ... -
Reação do mercado ao ingresso (saída) do índice de sustentabilidade empresarial (ISE): estudo de evento e análise da liquidez
(2011-04-18)O presente trabalho analisa a reação dos investidores quanto à entrada e à saída das ações das empresas que aderem ao índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo para os anos de 2005-2009, ... -
Recursos intangíveis de uma empresa de tecnologia sob a perspectiva da análise de redes organizacionais
(2023-03-21)Os ativos intangíveis influenciam cada vez mais no valor de mercado das organizações (IAZZOLINO e PIETRANTONIO, 2005), visto que a singularidade destes recursos interfere diretamente em seu poder econômico (DRUCKER, 1993; ... -
Redes de cooperação do estado do Rio Grande do Sul: um estudo dos motivos de participação das empresas em redes
(2007-06-20)No atual cenário vivido por micro, pequenas e até mesmo médias empresas, uma das saídas encontradas para a retomada do crescimento, desenvolvimento e competitividade tem sido as redes. Essa alternativa pode proporcionar ... -
Redes empresariais: um estudo comparativo dos fatores sócio-comportamentais e desempenho competitivo em duas redes de empresas do varejo alimentício
(2006-03-03)Em meio à complexidade do contexto competitivo atual, as redes de empresas têm emergido como uma alternativa para a prosperidade das organizações. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo das relações entre ... -
Redes horizontais de empresas no Rio Grande do Sul: um estudo dos fatores influentes na formação e desenvolvimento
(2005-02-28)O aumento da competição pelo mercado tem levado ao surgimento de novos arranjos organizacionais. Entre esses, destacam-se as redes horizontais de empresas, nas quais organizações de um mesmo segmento de negócio dividem custos, ... -
Redes interorganizacionais e as organizações individuais: transposição da cultura coletiva para a perspectiva organizacional
(2014-03-18)As redes interorganizacionais despontam como uma oportunidade de sobrevivência e adaptação ao mercado competitivo dos negócios. Sendo estas a união de diversas organizações com objetivos em comum, formam uma organização ... -
Redes interorganizacionais: uma análise das razões de saída das empresas parceiras
(2007-07-06)Cada vez mais, o desenvolvimento de redes de cooperação interorganizacional é exaltado como alternativa de crescimento. Sua importância é fortemente visível no que diz respeito às empresas de pequeno e médio porte, que, ... -
Redução do desperdício de alimentos: estudo em um restaurante universitário
(2013-12-10)A produção mundial de alimentos é mais que suficiente para suprir as necessidades de toda a população da terra, porém as perdas nas diferentes fases produtivas bem como na preparação e consumo fazem com que essa quantidade ... -
Reflexos das experiências emocionais na prendizagem profissional: uma análise em um hospital público
(2006-07-26)As emoções podem ser investigadas a partir do questionamento sobre os sentimentos dos indivíduos em determinado contexto ou quando submetidos a certas situações de trabalho. Tais emoções podem ser relacionadas a aspectos ... -
Regionalização e desenvolvimento: um estudo de caso de um consórcio intermunicipal
(2012-04-13)O paradigma da globalização de mercados fez com que as nações adquirissem uma dimensão global, fazendo com que o espaço geográfico assumisse novos contornos, no qual a região passou a assumir um nível de importância ... -
Relação do estilo de liderança com a adoção de inovações gerenciais em uma universidade pública federal
(2019-08-06)Embora as universidades sejam reconhecidas como estando entre as instituições mais estáveis e resistentes a mudanças, nas últimas décadas vem ocorrendo transformações que impactam fortemente a maneira como elas atuam e ... -
A relação entre a motivação e desempenho escolar em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan
(2015-04-09)A motivação é de longa data, uma variável reconhecida como de suma importância no estudo do comportamento humano. O estudo desta variável aponta para o fato de que não é possível falar de uma motivação geral, que funcione ...