Análise dos modelos de tomada de decisões orçamentárias em um Instituto Federal de Educação
Fecha
2021-08-09Primeiro membro da banca
Lock, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca
Azevedo, Ricardo Rocha de
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Esta dissertação destaca as evidências empíricas que impactam a execução do orçamento em um Instituto Federal de Educação conforme a sua natureza a partir de documentos e da percepção dos gestores em educação, à luz dos modelos organizacionais. Os mecanismos de governança orçamentária desdobram-se entre os polos político e social com anomalias e falhas contratuais próprios, em que a decisão é melhor explicada por um modelo político de gestão do gasto. A pesquisa utiliza análise de dados secundários da execução orçamentária, de normas, atas e de outras fontes observadas da tomada de decisões e de percepções colhidas em diferentes níveis de gestão. A análise de fatores comuns dos mecanismos e processos da execução orçamentária evidencia duas dimensões que compartilham semelhante poder de explicação do fenômeno e que se complementam quanto ao modelo organizacional político que é preponderante. Os aspectos de decisão do modelo organizacional encontrado resultam em planos de ação que não se concretizam, gastos realizados de maneira apressada ao final dos exercícios e adiamento de despesas.
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