Investigando a eficiência de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de integrais múltiplas mediadas por tecnologias digitais.
Fecha
2019-12-13Primeiro membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Segundo membro da banca
Gioveli, Izabel
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, nível de mestrado, na Universidade Federal de Santa Maria, teve como objetivo elaborar, implementar e avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) destinada ao ensino e aprendizagem do conceito de integrais múltiplas na aplicação do cálculo de volume, massa e centro de massa de peças hipotéticas, em uma turma de Engenharia Mecânica. A pesquisa, de abordagem quantitativa-qualitativa foi classificada como um estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos e teve como aporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Na primeira parte da pesquisa foi realizado um teste diagnóstico, com 60 alunos de uma turma de Cálculo B, sujeitos da pesquisa. Tal teste teve o intuito de verificar os conhecimentos prévios que os mesmos tinham ancorados em sua rede cognitiva. A segunda parte contou com desenvolvimento de vídeos pelos acadêmicos. Para análise dos mesmos baseamo-nos nas Performances Matemáticas Digitais (PMD), que tem como fundamento meios de ensino e aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos, através das artes e meios digitais. Onde podemos concluir que trazer uma abordagem diferente do tradicional para a disciplina, trouxe indícios de aprendizagem significativa para o entendimento do conteúdo de integrais múltiplas.
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