O conceito de liberdade na obra de Paulo Freire
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Date
2020-04-09Primeiro membro da banca
Remedi, José Martinho Rodrigues
Segundo membro da banca
Silva, Mozart Linhares da
Metadata
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Esta pesquisa ligada à história intelectual e à teoria da história, tem como objetivo estudar
alguns conceitos utilizados por Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido(1968) e em Pedagogia
da autonomia(1996). O principal conceito analisado é o de liberdade justamente porque
este parece ser o horizonte utópico do autor. Ele desenvolve sua obra utilizando outros conceitos
como humanização, alienação, mudança social, opressão, autonomia que também são
discutidos e analisados nesta pesquisa e que levam a uma reflexão do que se entende por liberdade,
ou, como desenvolve o autor, por libertação, já que ele a entende como um processo
permanente. Assim, a metodologia utilizada é a hermenêutica filosófica, de modo que os seres
humanos elaboram a capacidade de deixar algo em aberto por meio da linguagem, sem estabelecer
conclusões definitivas e sempre estabelecendo novos significados para os conceitos.
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