Contribuições da gestão escolar na qualidade da educação
Resumo
O presente trabalho é fruto da pesquisa com a equipe diretiva da escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Santa Maria RS, sobre os resultados no IDEB/2011, no qual obtiveram média superior nos anos iniciais, média 7,2 e nos anos finais, 5,4. Os objetivos da pesquisa foram: conhecer quais são as ações desenvolvidas pela gestão escolar (equipe diretiva) desta escola para facilitar o processo de aprendizagem de seus alunos, de forma a superar a média nacional do IDEB; ouvimos a equipe diretiva quanto ao planejamento e execução das ações/atividades/projetos que facilitam a aprendizagem escolar de seus alunos; refletimos sobre o PPP da escola, as ações que foram planejadas, desenvolvidas pela escola que contribuíram para esse sucesso, ou seja, uma educação de qualidade. A fundamentação teórica baseou-se em vários autores, entre eles: Lück (2001, 2006, 2008, 2009, 2011, 2012); Paro (2000); Vieira (2012); Castro (2009). Como metodologia adotou-se a abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de estudo de caso com entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, observação, pesquisa no PPP da escola e dados quantitativos sobre o IDEB. Como resultados da pesquisa percebeu-se que, na escola pesquisada, a democracia é vivenciada na práxis pedagógica e social, na construção democrática do PPP, bem como as ações/atividades que facilitam o sucesso escolar dos alunos são planejadas e vivenciadas com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, características estas que auxiliam na promoção da qualidade da educação oferecida por esta escola.
Coleções
- Gestão Educacional [294]