dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Gelatti, Leticia Degrandi | |
dc.date.accessioned | 2014-05-08T11:55:46Z | |
dc.date.available | 2014-05-08T11:55:46Z | |
dc.date.issued | 2013-08-20 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/234 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present study was elaborated based on the research with the the directive team of the Municipal School of Basic Education Vicente Farencena, Santa Maria - RS, on the IDEB/2011 results in which had an average higher in the initial years, 7.2, and on the final years, 5.4. The research objectives were: to investigate what are the actions taken by the school management (directive team) to facilitate the learning process of its students, in order to exceed the national IDEB average; hear the directive team regarding the planning and execution of actions / activities / projects that facilitate the learning of students; reflect on the school's Political Pedagogical Project (PPP), the actions that are planned, developed by the school that contributed to such success, a quality education. The theoretical foundation was based on several authors, among them: Lück (2001, 2006, 2008, 2009, 2011, 2012), Paro (2000), Vieira (2012), Castro (2009). The methodology adopted was the quantitative and qualitative approach, using case study with semistructured interview with the the directive team of the school, observation, research on PPP of the school and quantitative data on the IDEB. As results of the research, it was noticed that in the school studied, democracy is experienced in pedagogical and social praxis, democratic construction of the PPP, as well as the actions / activities that facilitate students' achievement are planned and lived with the participation of all segments of the school community, such characteristics that help promote the quality of education provided by this school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) | por |
dc.subject | Qualidade da educação | por |
dc.title | Contribuições da gestão escolar na qualidade da educação | por |
dc.title.alternative | Contributions of school management in quality education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é fruto da pesquisa com a equipe diretiva da escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Santa Maria RS, sobre os resultados no IDEB/2011, no qual obtiveram média superior nos anos iniciais, média 7,2 e nos anos finais, 5,4. Os objetivos da pesquisa foram: conhecer quais são as ações desenvolvidas pela gestão escolar (equipe diretiva) desta escola para facilitar o processo de aprendizagem de seus alunos, de forma a superar a média nacional do IDEB; ouvimos a equipe diretiva quanto ao planejamento e execução das ações/atividades/projetos que facilitam a aprendizagem escolar de seus alunos; refletimos sobre o PPP da escola, as ações que foram planejadas, desenvolvidas pela escola que contribuíram para esse sucesso, ou seja, uma educação de qualidade. A fundamentação teórica baseou-se em vários autores, entre eles: Lück (2001, 2006, 2008, 2009, 2011, 2012); Paro (2000); Vieira (2012); Castro (2009). Como metodologia adotou-se a abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de estudo de caso com entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, observação, pesquisa no PPP da escola e dados quantitativos sobre o IDEB. Como resultados da pesquisa percebeu-se que, na escola pesquisada, a democracia é vivenciada na práxis pedagógica e social, na construção democrática do PPP, bem como as ações/atividades que facilitam o sucesso escolar dos alunos são planejadas e vivenciadas com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, características estas que auxiliam na promoção da qualidade da educação oferecida por esta escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |