A intervenção precoce e o processo de inclusão educacional na educação infantil: ações e concepções de professores de educação especial

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Data
2021-02-05Primeiro membro da banca
Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Segundo membro da banca
Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
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Mostrar registro completoResumo
A referida pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença e vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva - GEPEIN. Neste estudo, buscou-se investigar como a prática de Intervenção Precoce colabora para a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais no contexto da Educação Infantil. Tomou-se por base teórica a perspectiva Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1896-1934) e o Modelo Sistêmico Bioecológico (BRONFENBRENNER,1996; 2011). No primeiro momento do estudo, foi realizado um mapeamento das produções científicas sobre o tema Intervenção Precoce através do estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2014). Após a análise das produções do conhecimento e das entrevistas realizadas, observamos a carência de trabalhos acadêmicos voltados à Intervenção Precoce relacionada à Educação Infantil e à Educação Especial. Evidenciamos que a maioria das produções analisadas traz uma predominância de práticas com enfoque na deficiência da criança com viés reabilitativo, o que reforça a escassez de pesquisas com ênfase educacional. Os estudos nesse campo ainda são iniciantes e carecem de maior investimento. No segundo momento, buscou-se refletir sobre a prática de Intervenção Precoce dos professores de Educação Especial atuantes na Educação Infantil. Para isso, desenvolveu-se a pesquisa com quatro professoras de Educação Especial com atuação na Educação Infantil no município de Santa Maria-RS. Optou-se por uma abordagem metodológica de cunho qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Na concepção dos professores de Educação Especial, verificamos que estes admitem a necessidade da busca constante do conhecimento sobre práticas que auxiliam os processos de inclusão escolar. Os resultados indicam o reconhecimento dos professores de Educação Especial sobre a necessidade de suporte quanto à prática de Intervenção Precoce, o que corrobora a importância de investimentos em formação inicial e continuada sobre o tema para atuação no contexto da Educação Infantil. A investigação também sinalizou a carência de políticas de inclusão na primeira infância no cenário nacional, isso indica a necessidade de articulação e fortalecimento de ações intencionais a fim de empoderar as famílias nos contextos de intervenção.
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