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dc.creatorLeismann, Jeancarlo Paulo
dc.date.accessioned2021-12-27T19:10:39Z
dc.date.available2021-12-27T19:10:39Z
dc.date.issued2020-11-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23423
dc.description.abstractInserted of field of studies of everyday musical experiences, this dissertation, linked to the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Santa Maria, next to Education and Arts Research Group-Self- Narratives of Musical Practices, it is proposed to understand strategies for teaching popular music and its articulation in the academic formation process of the Full Degree in Music program. As specific objectives, the research outlined based on a) understanding, from the experience in a DCG how popular music disciplines enhance teacher training; b) how the PM is inserted in the training process; c) How the PM dialogues/interacts with different training strategies. In conjunction theoretical contributions that support reflection on the teaching of popular music in higher education of music, everyday experiences and education (LUCAS, 1992, SANTOS, 2005, RAMOS, 2008, TORRES, 2008, LOURO e RECK, 2014, QUEIROZ, 2017, among others). The text is divided into nine chapters, in which new perspectives of formation based on the daily experience of the subjects, engendered to the perspective of “coloniality” brought by Queiroz (2017) are approached. Based on a complementary undergraduate course, the empirical material was based on a qualitative methodology, through self-narratives and music practices involving participants of the discipline. Understanding teacher education as continuous process, which begins in the first approximations with the activity, extending throughout professional life, the understand that, from the experiences of the research subjects, such processes can be enhanced, making us think new practices with higher education in music, thus dialoguing with the hegemonic curricular representations existing in higher education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCotidiano e ensino superiorpor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectNarrativas de sipor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectDaily life and higher educationeng
dc.subjectPopular musiceng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectSelf-narrativeseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleA música popular como decolonidade na formação de professores de música: narrativas de acadêmicos a partir de uma disciplina complementar de graduaçãopor
dc.title.alternativeThe popular music as a decolonity in the training of music teachers: academic narratives from a complementary undergraduate courseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoInserido no campo de estudos das experiências musicais cotidianas, a presente dissertação,vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisa NarraMus – (Auto)narrativas de Práticas Musicais, propõe-se a compreender estratégias para o ensino da música popular e sua articulação no processo de formação do acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Música. Como objetivos específicos, a pesquisa está delineada com base em a) entender, a partir da experiência em uma DCG como as disciplinas de música popular potencializam a formação docente; b) de que forma a MP insere-se no processo de formação; c) de que maneira a MP dialoga/interage com estratégias distintas de formação. Em articulação com aportes teóricos que embasam reflexões acerca do ensino de música popular no ensino superior de música, experiências cotidianas e educação (LUCAS, 1992, SANTOS, 2005, RAMOS, 2008, TORRES, 2008, LOURO e RECK, 2014, QUEIROZ, 2017, entre outros), o texto divide-se em nove capítulos, sendo que neles abordam-se novas perspectivas de formação embasadas na experiência cotidiana dos sujeitos, engendradas à perspectiva de “colonialidade” trazida por Queiroz (2017). A partir de uma disciplina complementar de graduação, o material empírico baseou-se em uma metodologia de caráter qualitativo, através das narrativas de si e práticas musicais envolvendo participantes da disciplina. Entendendo a formação docente como um processo contínuo, que se inicia nas primeiras aproximações com a atividade, estendendo-se por toda vida profissional, compreendemos que, a partir das experiências dos sujeitos da pesquisa, tais processos podem ser potencializados, fazendo-nos pensar novas práticas junto ao ensino superior em música, dialogando, assim, com as representações curriculares hegemônicas existentes no ensino superior.por
dc.contributor.advisor1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee1Reck, André Müller
dc.contributor.referee2Queiroz, Luis Ricardo Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684806637548221por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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