Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 175-194 of 218
-
A recepção de rádio e televisão por jovens do movimento dos atingidos por barragens: as representações da classe popular
(2008-03-05)O esforço empreendido no decorrer deste trabalho foi o de apresentar elementos teóricoconceituais e evidências empíricas visando à compreensão dos processos de recepção radiofônica e televisiva por parte de jovens camponeses, ... -
Recepção de telenovelas, mediações sociopolíticas e gênero
(2018-03-26)Esta pesquisa é um estudo sobre a recepção de telenovelas com cinco mulheres integrantes de uma Associação baseada nos princípios da Economia Solidária. As entrevistadas têm entre 39 e 65 anos de idade e residem em Santa ... -
As redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias interativas adotadas pelas rádios Gaúcha e CBN
(2013-12-06)As transformações pelas quais passa o radiojornalismo no atual contexto da convergência midiática fundamentam esta dissertação, que tem como objetivo principal investigar as estratégias interativas adotadas por rádios ... -
Reflexos da aceleração do Tempo Social na Teoria do Gatekeeping
(2024-03-22)Este trabalho realiza uma investigação de cunho teórico em que a Teoria do Gatekeeping é tomada como objeto de análise. Assumimos o pressuposto de que o Jornalismo é uma instituição social da Modernidade (NEVEU, 2006), ... -
Relações de poder nos discursos do saber: antecedentes do dispositivo de popularização científica no Brasil e Uruguai
(2016-02-18)Esta pesquisa tem como tema os sentidos e mudanças históricas no discurso sobre ciência e tecnologia da especialidade agropecuária na região Platina. É orientada pela justificativa de conhecer como os discursos sobre a ... -
Relações e tensões em campo: tipificações e cultura vivida na série especial do Jornal Nacional com os jogadores da seleção brasileira
(2016-08-24)A presente pesquisa problematiza as tensões e relações entre as tipificações dos jogadores de futebol, construídas pela série especial com os jogadores da Seleção no Jornal Nacional, e os elementos presentes na cultura ... -
Relações entre mídia e política: enquadramentos dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo acerca do impeachment de Dilma Rousseff
(2017-03-27)A presente pesquisa tem como tema as relações e tensões entre mídia e política, a partir dos enquadramentos do impeachment de Dilma Rousseff, compreendendo-o enquanto um “acontecimento político programado” (CHARAUDEAU, ... -
As representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir do cinema de Karim Aïnouz: uma análise dos filmes “O céu Suely” e “A vida invisível”
(2021-03-15)Esta pesquisa apresenta uma análise das representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir dos filmes (cultura registrada) do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, especificamente “O céu de Suely” (2006) ... -
As representações da identidade regional no discurso publicitário contemporâneo
(2009-03-05)Entendendo a publicidade como uma representação midiática da indústria cultural, esta dissertação ocupa-se da reflexão acerca do reconhecimento identitário regional proposto no apelo publicitário. O estudo qualitativo ... -
As representações das identidades femininas na série mulheres espetaculares do programa esporte espetacular
(2018-03-13)Esta pesquisa propõe uma análise das representações das identidades femininas a partir da construção enunciativa da série televisiva “Mulheres Espetaculares”, exibida no programa Esporte Espetacular da TV Globo. O estudo ... -
Representações de identidades pampeanas em programas documentais da região: intersecções entre cultura vivida e cultura registrada
(2018-03-16)O presente estudo analisa as representações de identidades pampeanas a partir dos programas documentais contemporâneos A Linha Fria do Horizonte (Brasil, 2015), Pequeños Universos (Argentina, 2014) e Expreso Sur (Uruguai, ... -
Representações do feminino na campanha eleitoral de 2006: Yeda Crusius em fotografias jornalísticas de Zero Hora
(2009-03-03)O campo do jornalismo, através de seus regramentos, constrói representações dos atores que compõe os demais campos através de seus dispositivos jornalísticos, como a fotografia. Histórica e culturalmente, o campo da ... -
Representações femininas em Game of Thrones: mediações entre os sete reinos e a contemporaneidade
(2019-01-18)A presente pesquisa questiona como são representadas as identidades femininas das personagens Arya e Sansa Stark, de Game of Thrones, e quais sentidos sobre o feminino contemporâneo são mobilizados pela série. Temos, ... -
As representações no circuito das notícias: o movimento dos trabalhadores rurais sem-terra no jornal Zero Hora
(2009-03-03)O presente trabalho trata dos Estudos Culturais e de sua configuração, do Circuito da Cultura e de sua aproximação com o Circuito das Notícias , numa tentativa de abordagem integral e integradora, que reivindica uma ... -
Representações no jornalismo popular: a cidadania no discurso do Extra (RJ)
(2008-03-03)O final do século XX é marcado por sucessivos lançamentos de novos modelos de jornais populares no Brasil. Direcionados prioritariamente à classe C, que amplia seu potencial de consumo com as mudanças econômicas ocorridas ... -
Rotinas produtivas e relação com as fontes no rádio informativo em ambiente de convergência: um estudo de caso de emissoras de Porto Alegre
(2014-12-22)Esta pesquisa tem como objetivo final o estudo das fontes em ambiente de convergência. Para tanto, escolhemos como objetos de pesquisa empírica emissoras informativas da cidade de Porto Alegre/RS; rádios Bandeirantes AM, ... -
Santa Maria projetada: memória e identidade nos documentários da TV OVO
(2012-12-17)O presente estudo analisa como os documentários do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade da TV OVO ressignificam a memória e constroem uma identidade para Santa Maria. A iniciativa é composta por quatro filmes não ... -
“Se segura que ainda falta muito mais”: o discurso em torno dos 100 primeiros dias e do primeiro ano do governo Bolsonaro em Isso a Globo não mostra
(2022-02-04)No contexto da sociedade em midiatização, marcada pelas processualidades da circulação, vários discursos despontam e circulam em diferentes plataformas digitais, tornando o mapeamento de suas marcas um movimento necessário ... -
Os sentidos da crise financeira nos editoriais de CartaCapital e Veja: entre divergências discursivas, a disputa de um projeto para o Brasil
(2013-12-20)A presente dissertação tem como objetivo compreender os sentidos construídos sobre a crise financeira nos editoriais de duas revistas semanais de informação entre setembro de 2008 e dezembro de 2009. Para tal, utiliza-se ... -
Ser/parecer jovem como uma virtude: usos e apropriações do instagram por mulheres de diferentes faixas etárias
(2024-02-19)Este trabalho busca entender como o consumo de conteúdo sobre beleza no Instagram repercute no modo como mulheres de diferentes faixas etárias produzem sentidos e compreendem o (seu) envelhecimento. Assim, o objetivo ...