Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 220
-
Práticas midiatizadas da canção nova na internet: afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas
(2010-03-01)Na presente dissertação, ocupamo-nos da temática da midiatização da Igreja Católica. O objetivo geral é analisar como se dá a afetação das lógicas comunicacionais católicas e midiáticas nas práticas midiatizadas da Canção ... -
Telenovela e a identidade feminina de jovens de classe popular
(2010-03-02)O objetivo deste trabalho foi compreender como os embates e complementaridades entre a audiência da telenovela e os demais elementos do cotidiano família, escola e classe social conformam a identidade feminina de jovens ... -
Publicidade autorreferencial do diário gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor
(2010-03-04)O enfoque dado ao jornal impresso, neste trabalho, extrapola a função institucionalizada na construção social dos relatos e direciona-se à noção de produto midiático a ser vendido pelo mercado publicitário. Nossa atenção ... -
Produção de sentidos na linguagem icônica: mídia e estratégias de enunciação
(2010-03-04)A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo ... -
Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático
(2010-03-05)A presente dissertação propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática dessas igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu ... -
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
(2010-03-05)O papel da Comunicação Publicitária no fomento da sociedade de consumo é visto como central e decisivo. Por outro lado, é necessário questionar os hábitos de consumo do ser humano que repercutem suas motivações sociais, ... -
Da Remington à redação integrada: a incorporação de tecnologias na prática jornalística e a transformação da visualização da notícia no jornal Zero Hora
(2010-03-05)Partindo da idéia de que as tecnologias empregadas nas rotinas produtivas contribuem para o resultado final da matéria jornalística, este trabalho propõe-se a identificar as mudanças que ocorreram na visualização da notícia ... -
Legitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitter
(2010-03-17)Esta dissertação possui como contexto a crise de legitimação institucional que ocorre na sociedade atual e afeta o papel de mediação do jornalismo informativo, potencializada pelas práticas interativas das mídias sociais ... -
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
Do problema das identidades na pós-modernidade
(2011-03-02)Percebemos que a passagem da Modernidade para a Pós-Modernidade resultou de alguma forma problemática para as identidades. Especificamente sobre o que de problemático para as identidades há nessa nova condição é ao que nos ... -
Em busca da complexa simplicidade: o consumo no discurso jornalístico da revista Vida Simples
(2011-03-14)Neste trabalho, analisamos a revista Vida Simples, da Editora Abril, publicação que se propõe a divulgar um estilo de vida alternativo e mais simples. Entretanto, essa proposição também passa pela temática do consumo e ... -
Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif online, Conversa afiada e o Biscoito fino e a massa
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ... -
Feminino velado: a recepção da telenovela por mães e filhas das classes populares
(2011-03-17)Este trabalho é um estudo de recepção da telenovela Passione realizado com mães e filhas das classes populares que articula empiricamente as categorias de gênero, classe social e geração. O objetivo é perceber de que forma ... -
Envelhecer com Passione: a telenovela na vida de idosas das classes populares
(2011-03-18)Este trabalho objetiva compreender as relações entre as representações da velhice veiculadas na telenovela do horário nobre e suas apropriações por mulheres idosas das classes populares. Almeja-se entender como a telenovela ... -
Entre a crise e a notícia: as estratégias organizacionais da Air France e a construção do acontecimento “voo 447” pela mídia impressa brasileira e francesa
(2011-03-18)Esta dissertação estuda as estratégias de uma organização em situação de crise na construção do acontecimento jornalístico em uma sociedade midiatizada. São constantes os desafios a serem superados pelas organizações. Os ... -
A charge jornalística: estratégias de imagem em enunciações de humor icônico
(2011-03-18)O presente trabalho se ocupa em analisar as significações e efeitos de sentido, produzidos na charge jornalística pelos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares da imagem. Para tanto, faz-se breve resgate da inserção ... -
Jornalismo e cultura da convergência: a narrativa transmídia na cobertura do Cablegate nos sites El País e Guardian
(2011-03-19)A narrativa transmídia (NT) é a forma de contar histórias com o uso combinado de diferentes tipos de plataformas. Cada história apresentada em uma plataforma representa um trecho da narrativa maior e mostra uma perspectiva ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Da previsão do tempo às catástrofes: os valores-notícia dos acontecimentos climáticos no jornal Zero Hora (RS)
(2011-12-01)Nesse trabalho procuramos refletir sobre o papel do jornalismo ao construir determinadas representações da relação entre o homem e o clima, principalmente diante do cenário das mudanças climáticas. Partimos do pressuposto ... -
Mídia e representação social juvenil: recepção do Programa Malhação
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja ...