Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 220
-
Organização e gerenciamento de conteúdos jornalísticos na web semântica
(2011-12-03)Entre as tecnologias que transformaram o jornalismo digital desde o seu surgimento, destacam-se duas: a World Wide Web (web), rede de documentos digitais que serviu como plataforma à prática jornalística na internet e ... -
Comunicação pública e democracia digital: análise das estratégias comunicacionais dos portais de municípios gaúchos com mais de cem mil habitantes
(2011-12-28)A temática da pesquisa contempla duas noções teóricas centrais: comunicação pública e democracia digital, delimitando-se ao estudo das estratégias de comunicação pública digital nos portais governamentais dos municípios ... -
Manifestações caricaturais em jornais: estratégias do discurso visual na imprensa rio-grandina do século XIX
(2012-01-10)Esta pesquisa busca analisar a composição gráfica das manifestações caricaturais em jornais rio-grandinos, partindo da problemática sobre as estratégias utilizadas no discurso visual para atrair a atenção do leitor, ... -
Identidades midiáticas: a construção da identidade de ciência na revista Galileu
(2012-01-12)Essa pesquisa tem como tema a construção da identidade de ciência na mídia. Ela se justifica no contexto da midiatização, no qual a mídia adquire papel central na construção de representações do real e de identidades, ... -
Fontes jornalísticas em Veja: enquadramento como estratégia de noticiabilidade em pautas de clima e meio ambiente
(2012-03-01)Esta dissertação pesquisa o uso das fontes jornalísticas e a forma como as questões relacionadas ao clima e meio ambiente são enquadradas e agendadas na revista Veja dentro do contexto do jornalismo ambiental brasileiro. ... -
As estratégias ativistas do Greenpeace para suscitar o debate sobre o meio ambiente na esfera pública
(2012-03-08)Antes, entendida como um espaço físico de discussão e limitada às pessoas habilitadas a representar os demais indivíduos, hoje, a esfera pública ampliou-se e possibilita que mais pessoas possam participar do processo ... -
TV OVO: a representação de identidades juvenis no audiovisual
(2012-03-13)O presente trabalho tem como objeto de estudo a representação de identidades juvenis nos audiovisuais produzidos por jovens de classe popular. Trata-se de estudar a construção de identidades, através do consumo de bens ... -
O movimento promocional no telejornalismo: estratégias discursivas da RBS TV no Jornal do Almoço
(2012-03-16)Embora a informação seja a tônica do telejornalismo, a promoção permeia sua construção nos mais variados níveis, fruto de lógicas comerciais que orientam o planejamento de telejornais na produção de efeitos de sentido. ... -
Não é TV Estratégias Comunicacionais da HBO no Contexto das Redes Digitais
(2012-04-02)Compreender as estratégias comunicacionais adotadas pela rede televisiva norteamericana HBO no contexto das redes digitais é o objetivo deste trabalho. O estudo de caso contempla a observação online e à distância de uma ... -
Jogo de identidades: a configuração publicitária de anunciantes e consumidores
(2012-04-16)A presente pesquisa propõe-se a examinar de que maneira as marcas configuram a identidade do seu público consumidor via publicidade no contexto contemporâneo. Para tanto, parte da observação das ofertas publicitárias de ... -
Estratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiática
(2012-11-10)Esta pesquisa tem como tema a comunicação organizacional no contexto de convergência midiática e está delimitada ao estudo desta como recurso estratégico de comunicação organizacional empreendida pela Petrobras na ambiência ... -
Comunicação de risco e cobertura de desastres: o campo jornalístico e as fontes especializadas
(2012-11-17)A partir dos pressupostos da Comunicação de risco, o trabalho investiga as relações entre fontes e jornalistas na cobertura de desastres, para avaliar o papel do jornalista e apontar alguns elementos que possam contribuir ... -
Identidade televisual: autopromocionalidade e autorreferencialidade
(2012-12-12)A presente dissertação propõe-se a examinar as ações de caráter autopromocional e autorreferencial empreendidas pelas emissoras de televisão no interior de sua própria programação, com vistas a constituir sua identidade ... -
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
(2012-12-14)A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade ... -
Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero
(2012-12-14)A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens ... -
Santa Maria projetada: memória e identidade nos documentários da TV OVO
(2012-12-17)O presente estudo analisa como os documentários do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade da TV OVO ressignificam a memória e constroem uma identidade para Santa Maria. A iniciativa é composta por quatro filmes não ... -
De que comunidade se está falando? O conceito a partir das estratégias discursivas em telejornais brasileiros
(2012-12-20)Este trabalho está inserido na área da comunicação midiática, compreendendo-a imbricada na teia da midiatização, estando os processos sociais envolvidos com os processos comunicacionais reciprocamente. Sob esta lógica, ... -
O movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional
(2012-12-21)No contexto contemporâneo, empresas de diferentes segmentos tentam se mostrar sensíveis aos problemas que afetam a sociedade como um todo. No âmbito comunicacional, percebe-se a divulgação de produtos midiáticos que ... -
Rádio e tecnologias: a produção de radiojornalismo da Guaíba, em ambiente de convergência
(2013-01-07)Estudar os veículos tradicionais de comunicação considerando o contexto da convergência permite que se possa compreender o atual cenário midiático. Por tal motivo consideramos relevantes os estudos relacionados à influência ... -
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
(2013-01-11)O presente estudo busca analisar como as estratégias persuasivas empregadas em anúncios publicitários propõem valores socioculturais para afirmar a noção de sustentabilidade. Para tanto, reflete-se sobre a publicidade como ...