Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 220
-
Cocriação de valor como estratégia de comunicação na sociedade em rede: estudo do programa Cocriando Natura
(2016-05-09)Esta dissertação investiga uma rede de cocriação online como uma estratégia de comunicação e está delimitada em analisar a cocriação de valor entre organizações e seus públicos como estratégia de comunicação na sociedade ... -
As compreensões dos jornalistas de dados sobre transparência nos processos produtivos
(2022-09-08)O presente trabalho investiga a transparência do jornalismo, particularmente do jornalismo de dados (TRÄSEL, 2014; MASTRELA, 2019; BRENOL, 2019; GEHRKE, 2018, 2020). Entendemos por transparência do jornalismo o conjunto ... -
O comprometimento como característica e potência no jornalismo narrativo de Callado, García Márquez, Walsh e Poniatowska: leituras de um movimento próprio da América Latina
(2020-06-30)A dissertação aproxima a perspectiva da Alteridade (BAKHTIN, 2009) no jornalismo, pelo viés da Outridade (FREITAS; BENETTI, 2017), ao conceito de Comprometimento (AMAR SÁNCHEZ, 1986) dentro dos livros-reportagem do ... -
Comunicação de risco e cobertura de desastres: o campo jornalístico e as fontes especializadas
(2012-11-17)A partir dos pressupostos da Comunicação de risco, o trabalho investiga as relações entre fontes e jornalistas na cobertura de desastres, para avaliar o papel do jornalista e apontar alguns elementos que possam contribuir ... -
Comunicação e educação: para uma abordagem política da identidade e da diferença na escola
(2013-02-28)O presente estudo ancora-se sobre as perspectivas teóricas do campo da comunicação e da educação, seguindo uma visão de complementaridade, fazendo-o com base nos autores que estudam os conceitos de educomunicação e mídia ... -
Comunicação pública e complexidade: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatização
(2008-01-29)É uma pesquisa teórico-empírica que relaciona os temas: Comunicação Pública (CP), Relações Públicas (RP) e Midiatização sob o Paradigma da Complexidade com base em Edgar Morin. Na conjuntura midiatizada, os meios de ... -
Comunicação pública e democracia digital: análise das estratégias comunicacionais dos portais de municípios gaúchos com mais de cem mil habitantes
(2011-12-28)A temática da pesquisa contempla duas noções teóricas centrais: comunicação pública e democracia digital, delimitando-se ao estudo das estratégias de comunicação pública digital nos portais governamentais dos municípios ... -
Comunicação pública na sociedade de plataformas: as redes de comunicação e o meme "faixa da UFSM"
(2023-02-06)Esta dissertação busca refletir o fenômeno do meme “faixa da UFSM” a partir de dois eixos teóricos: a Comunicação Pública e a Plataformização. Para isso, a investigação buscou compreender a circulação da informação através ... -
Comunicando ciência: divulgação científica do Portal de Periódicos nos canais institucionais da UFSM
(2023-09-01)A presente pesquisa insere-se no contexto da comunicação da ciência, tendo como temática a divulgação científica institucional dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dispomos da produção científica dos ... -
O comunitário presente na TV Santa Maria: análise a partir das estratégias comunicacionais de produção televisiva
(2013-12-16)Este trabalho se propõe a realizar uma análise das estratégias comunicacionais de uma TV comunitária, buscando a identificação do comunitário que se faz presente na TV Santa Maria, visto ser um canal que é comunitário, ... -
A concorrência por lugares entre as mídias jornalísticas impressas: estudo das estratégias de produção de sentidos no discurso autorreferencial
(2010-03-01)O presente trabalho se inscreve no atual cenário da midiatização, em que a amplitude de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como aos inúmeros dispositivos midiáticos, afeta os diversos sistemas ... -
Conexões e vínculos: um olhar sobre as redes comunicativas entre mulheres
(2024-04-29)O Progredir Geoparque Quarta Colônia, programa de extensão financiado pelo governo federal e desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 2022 e 2023, ofertou cursos de curta duração com foco na ... -
A configuração da memória nacional na mídia televisual contemporânea
(2017-03-20)O presente trabalho propõe-se a examinar a forma como a mídia contemporânea, em particular a televisão, vem recuperando a memória da sociedade brasileira e construindo traços caracterizadores de uma memória nacional, no ... -
A configuração estratégica do discurso em peças publicitárias de refrigerante à base de guaraná: um estudo comparativo entre anunciantes brasileiros.
(2013-05-31)Esta proposta de dissertação busca investigar a configuração estratégica do discurso em peças publicitárias televisivas, comparando os anunciantes dos refrigerantes Antarctica e Kuat. Compreendendo a publicidade como produto ... -
A construção da brasilidade: uma análise cultural midiática de brasilidade no programa Esquenta.
(2016-08-05)O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os sentidos construídos de brasilidade no Programa Esquenta-TV Globo, encontrando as continuidades e rupturas que se apresentam nessas formas de representação do ... -
A construção da identidade em campanhas/peças fotográficas de moda de marcas nacionais
(2013-03-04)A presente dissertação propõe-se a analisar, na perspectiva de uma semiótica discursiva, a comunicação publicitária direcionada à moda, examinando em especial textos publicitários fotográficos de moda em seu contexto mais ... -
A construção do ethos de “não-político” no discurso eleitoral de João Doria
(2020-03-16)Nos últimos anos, pessoas com carreiras consolidadas em áreas como entretenimento, esportes e empreendedorismo têm disputado o poder político e conquistado vitórias significativas em diversos países, a exemplo do empresário ... -
A construção identitária da RBS TV na campanha autopromocional comemorativa de seus 50 anos.
(2014-01-16)A presente dissertação propõe-se a investigar como, no contexto de afiliada, uma emissora constrói a sua própria identidade; como distingue sua produção daquela da cabeça de rede; como, finalmente, configura sua imagem, ... -
Consumindo Lady Gaga: os little monsters e a construção de identidades de gênero
(2019-03-22)A pesquisa aborda o consumo de celebridades e a construção de identidades de gênero, com o objetivo de analisar os usos e apropriações que o fandom Little Monster realiza da vida e obra da cantora Lady Gaga, em particular ... -
O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária
(2021-04-08)Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através do Movimento Social de Economia ...