Comunicação pública na sociedade de plataformas: as redes de comunicação e o meme "faixa da UFSM"
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Data
2023-02-06Primeiro coorientador
Kegler, Bruno
Primeiro membro da banca
Kegler, Jaqueline Quincozes da Silva
Segundo membro da banca
Mombelli, Neli Fabiane
Metadata
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Esta dissertação busca refletir o fenômeno do meme “faixa da UFSM” a partir de dois eixos
teóricos: a Comunicação Pública e a Plataformização. Para isso, a investigação buscou
compreender a circulação da informação através das Redes de Comunicação Pública
(WEBER, 2017) que são acionadas no debate que é centralizado no assunto de interesse
público implicando na Legitimidade e Credibilidade da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). Portanto, desencadeamos reflexões pertinentes que, junto ao eixo de Comunicação
Pública, caminha por entre a dicotomia de Público e Privado (BOBBIO, 2000; SENNETT,
2014); Esfera Pública (HABERMAS, 1984; 1987; 2003); Opinião Pública (LIPPMANN,
2009); Redes de Comunicação Pública (WEBER, 2017) e Universidade, Comunicação e
interesse público (BARICHELLO, 2004). No eixo da Plataformização, caminhamos entre a
Sociedade da Plataforma (VAN DIJCK et. al., 2018; 2019), Meme (BLACKMORE, 1997;
DAWKINS, 2011; RECUERO, 2007; 2009; SHIFMAN, 2014; REGIANI, 2017); Desordem
informacional (WARDLE, 2020A; 2020B) e, finalizamos essa construção com uma
aproximação entre as teorias, a fim de consolidar as noções teóricas que embasaram a análise.
Dessa arte, realizamos uma pesquisa qualitativa (SAMPIERI et al., 2013; YIN, 2016) que se
ancora na pesquisa exploratória (SAMPIERI et al., 2013), utilizando a descrição, explicação
dos fatos e entrevista qualitativa (YIN, 2016) aplicada à um representante da Comunicação da
Universidade Federal de Santa Maria, na intenção de validar as reflexões no viés das Redes de
Comunicação Pública, com ênfase na Rede Científico-educacional. Visto isso, identificamos
os atores sociais e as Redes que compõem o fenômeno do meme “faixa da UFSM”, pelas
plataformas Google, Twitter, Facebook e Instagram, onde propomos um Diagrama de
Legitimidade e Credibilidade que mostra o circuito formado pela circulação da informação.
Dada as reflexões cabíveis, inferimos que o meme foi uma manifestação da Sociedade Civil, a
fim de forçar uma mudança, pelas Mídias, logo, uma resposta Social (BRAGA, 2006),
enquanto a Universidade não se manifestada publicamente, ocorrendo a falta do exercício da
Comunicação Pública.
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