Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 35-54 of 220
-
A construção da brasilidade: uma análise cultural midiática de brasilidade no programa Esquenta.
(2016-08-05)O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os sentidos construídos de brasilidade no Programa Esquenta-TV Globo, encontrando as continuidades e rupturas que se apresentam nessas formas de representação do ... -
A construção da identidade em campanhas/peças fotográficas de moda de marcas nacionais
(2013-03-04)A presente dissertação propõe-se a analisar, na perspectiva de uma semiótica discursiva, a comunicação publicitária direcionada à moda, examinando em especial textos publicitários fotográficos de moda em seu contexto mais ... -
A construção do ethos de “não-político” no discurso eleitoral de João Doria
(2020-03-16)Nos últimos anos, pessoas com carreiras consolidadas em áreas como entretenimento, esportes e empreendedorismo têm disputado o poder político e conquistado vitórias significativas em diversos países, a exemplo do empresário ... -
A construção identitária da RBS TV na campanha autopromocional comemorativa de seus 50 anos.
(2014-01-16)A presente dissertação propõe-se a investigar como, no contexto de afiliada, uma emissora constrói a sua própria identidade; como distingue sua produção daquela da cabeça de rede; como, finalmente, configura sua imagem, ... -
Consumindo Lady Gaga: os little monsters e a construção de identidades de gênero
(2019-03-22)A pesquisa aborda o consumo de celebridades e a construção de identidades de gênero, com o objetivo de analisar os usos e apropriações que o fandom Little Monster realiza da vida e obra da cantora Lady Gaga, em particular ... -
O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária
(2021-04-08)Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através do Movimento Social de Economia ... -
O consumo de música regional como mediador da identidade
(2008-03-02)O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grande do Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a música campeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros ... -
Consumo e identidades de trabalhadoras rurais pomeranas e quilombolas do sul do Brasil
(2023-04-28)O presente estudo é realizado com trabalhadoras rurais de origem pomerana e quilombola, moradoras de São Lourenço do Sul/RS. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, buscamos, como objetivo geral, interpretar qual é a ... -
Consumo midiático em comunidade online: um estudo sobre o mundo T-Girl
(2016-03-04)Esta dissertação se caracteriza como um estudo do consumo midiático, que articula os sentidos formulados no Mundo T-Girl, uma comunidade online no Facebook composta, majoritariamente, por mulheres transexuais e travestis, ... -
Crianças no YouTube: um estudo etnográfico sobre as infâncias e suas estratégias de relacionamento nas mídias digitais
(2018-03-26)Esta dissertação trata da participação das crianças no contexto de produção de conteúdo em mídias digitais, tendo o objetivo de compreender como elas usam o espaço da plataforma online YouTube para expressão, sociabilidade ... -
Da felicidade à alegria: os usos e as apropriações do telejornal Jornal Nacional por famílias de classe popular
(2015-04-07)Esta dissertação é um estudo de recepção de telejornalismo realizado com três famílias de classe popular residentes na região Oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é compreender os usos e as ... -
Da previsão do tempo às catástrofes: os valores-notícia dos acontecimentos climáticos no jornal Zero Hora (RS)
(2011-12-01)Nesse trabalho procuramos refletir sobre o papel do jornalismo ao construir determinadas representações da relação entre o homem e o clima, principalmente diante do cenário das mudanças climáticas. Partimos do pressuposto ... -
Da Remington à redação integrada: a incorporação de tecnologias na prática jornalística e a transformação da visualização da notícia no jornal Zero Hora
(2010-03-05)Partindo da idéia de que as tecnologias empregadas nas rotinas produtivas contribuem para o resultado final da matéria jornalística, este trabalho propõe-se a identificar as mudanças que ocorreram na visualização da notícia ... -
Das diferentes relações contraídas pelos textos publicitários televisuais
(2017-03-20)A presente tese interessa-se pelo processo comunicacional televisual, propondo-se a examinar, em específico, o discurso publicitário, com o objetivo maior de analisar as relações contraídas entre os textos publicitários ... -
De que comunidade se está falando? O conceito a partir das estratégias discursivas em telejornais brasileiros
(2012-12-20)Este trabalho está inserido na área da comunicação midiática, compreendendo-a imbricada na teia da midiatização, estando os processos sociais envolvidos com os processos comunicacionais reciprocamente. Sob esta lógica, ... -
A desordem informacional em tempos de vacinação contra a Covid-19: contribuições do Ministério da Saúde ao fenômeno a partir do seu discurso no Twitter
(2023-04-26)Esta pesquisa de mestrado tem como tema a desordem informacional em tempos de vacinação contra a Covid-19, delimitando-se ao exame do discurso do Ministério da Saúde (MS) no Twitter, relativo à imunização contra a doença, ... -
Desterritorializar e reterritorializar: jornais regionais gaúchos e estratégias de aproximação com os leitores
(2018-12-14)A pesquisa analisa as estratégias empregadas por jornais regionais gaúchos para se aproximar dos leitores. O marco teórico desta investigação é um acoplamento entre a teoria dos sistemas sociais de Luhmann (1997, 2005, ... -
Devorando a história: midiatização, circulação e estratégias discursivas no canal Comer História
(2024-03-25)Este trabalho tem como objetivo geral analisar os sentidos tecidos pelas estratégias discursivas produzidas em torno do canal Comer História. Para isso, foi realizada uma investigação inicial no Google Trends para se ... -
As dinâmicas de circulação do acontecimento fechamento do Queermuseu na mídia gaúcha
(2020-06-01)Este estudo tem por objetivo descrever as dinâmicas da circulação em torno do acontecimento fechamento do Queermuseu nas mídias gaúchas. O “Queermuseu – Cartografia das diferenças na arte brasileira” foi uma exposição de ... -
Discurso informativo audiovisual: sentidos engendrados na enunciação telejornalística
(2008-02-18)O Brasil, todos os dias, em nossas casas. Representado por uma linguagem que conjuga a força da voz da autoridade instituída à força quase incontestável das imagens. Mas como são produzidas e sustentadas essas verdades ...