Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 44-63 of 220
-
Crianças no YouTube: um estudo etnográfico sobre as infâncias e suas estratégias de relacionamento nas mídias digitais
(2018-03-26)Esta dissertação trata da participação das crianças no contexto de produção de conteúdo em mídias digitais, tendo o objetivo de compreender como elas usam o espaço da plataforma online YouTube para expressão, sociabilidade ... -
Da felicidade à alegria: os usos e as apropriações do telejornal Jornal Nacional por famílias de classe popular
(2015-04-07)Esta dissertação é um estudo de recepção de telejornalismo realizado com três famílias de classe popular residentes na região Oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é compreender os usos e as ... -
Da previsão do tempo às catástrofes: os valores-notícia dos acontecimentos climáticos no jornal Zero Hora (RS)
(2011-12-01)Nesse trabalho procuramos refletir sobre o papel do jornalismo ao construir determinadas representações da relação entre o homem e o clima, principalmente diante do cenário das mudanças climáticas. Partimos do pressuposto ... -
Da Remington à redação integrada: a incorporação de tecnologias na prática jornalística e a transformação da visualização da notícia no jornal Zero Hora
(2010-03-05)Partindo da idéia de que as tecnologias empregadas nas rotinas produtivas contribuem para o resultado final da matéria jornalística, este trabalho propõe-se a identificar as mudanças que ocorreram na visualização da notícia ... -
Das diferentes relações contraídas pelos textos publicitários televisuais
(2017-03-20)A presente tese interessa-se pelo processo comunicacional televisual, propondo-se a examinar, em específico, o discurso publicitário, com o objetivo maior de analisar as relações contraídas entre os textos publicitários ... -
De que comunidade se está falando? O conceito a partir das estratégias discursivas em telejornais brasileiros
(2012-12-20)Este trabalho está inserido na área da comunicação midiática, compreendendo-a imbricada na teia da midiatização, estando os processos sociais envolvidos com os processos comunicacionais reciprocamente. Sob esta lógica, ... -
A desordem informacional em tempos de vacinação contra a Covid-19: contribuições do Ministério da Saúde ao fenômeno a partir do seu discurso no Twitter
(2023-04-26)Esta pesquisa de mestrado tem como tema a desordem informacional em tempos de vacinação contra a Covid-19, delimitando-se ao exame do discurso do Ministério da Saúde (MS) no Twitter, relativo à imunização contra a doença, ... -
Desterritorializar e reterritorializar: jornais regionais gaúchos e estratégias de aproximação com os leitores
(2018-12-14)A pesquisa analisa as estratégias empregadas por jornais regionais gaúchos para se aproximar dos leitores. O marco teórico desta investigação é um acoplamento entre a teoria dos sistemas sociais de Luhmann (1997, 2005, ... -
Devorando a história: midiatização, circulação e estratégias discursivas no canal Comer História
(2024-03-25)Este trabalho tem como objetivo geral analisar os sentidos tecidos pelas estratégias discursivas produzidas em torno do canal Comer História. Para isso, foi realizada uma investigação inicial no Google Trends para se ... -
As dinâmicas de circulação do acontecimento fechamento do Queermuseu na mídia gaúcha
(2020-06-01)Este estudo tem por objetivo descrever as dinâmicas da circulação em torno do acontecimento fechamento do Queermuseu nas mídias gaúchas. O “Queermuseu – Cartografia das diferenças na arte brasileira” foi uma exposição de ... -
Discurso informativo audiovisual: sentidos engendrados na enunciação telejornalística
(2008-02-18)O Brasil, todos os dias, em nossas casas. Representado por uma linguagem que conjuga a força da voz da autoridade instituída à força quase incontestável das imagens. Mas como são produzidas e sustentadas essas verdades ... -
O discurso publicitário da marca Barbie: a produção de sentidos e a representação das mulheres
(2023-05-31)A significação e a complexidade dos discursos se situam e se compreendem sob aspectos sociais, culturais e políticos. Assim, a interpretação diante do discurso de uma marca, por exemplo, é capaz de identificar valores e ... -
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
(2013-01-11)O presente estudo busca analisar como as estratégias persuasivas empregadas em anúncios publicitários propõem valores socioculturais para afirmar a noção de sustentabilidade. Para tanto, reflete-se sobre a publicidade como ... -
O discurso sobre o jornalismo: uma análise discursiva das lives de Jair Messias Bolsonaro
(2025-09-25)A presente dissertação investiga o discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro sobre o jornalismo durante as Lives de Quinta, realizadas no canal oficial do YouTube durante os anos de 2020 e 2021. A pesquisa, inserida ... -
Discursos político-identitários no twitter: o caso venezuelano
(2018-03-02)Na presente dissertação se analisam os discursos de identidade política do oficialismo e da oposição venezuelana no Twitter, partindo da necessidade de compreensão dos quadros políticos e comunicacionais que atravessam ... -
Dispositivo sociotécnico de segurança pública: uma cartografia do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Santa Maria/RS
(2023-11-14)Esta pesquisa investiga modos de expressão de um dispositivo sociotécnico de segurança pública por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria, RS (CIOSP/SM). O trabalho questiona como o ... -
Distopia e realidade nas redes: percepções do grupo "Handmaid's Tale BR" sobre o contexto sociopolítico e feminista no Brasil
(2022-04-06)Este trabalho visa compreender percepções sobre a relação entre problemáticas feministas de gênero e a realidade sociopolítica brasileira observadas por participantes de um grupo de Facebook vinculado ao universo The ... -
Do problema das identidades na pós-modernidade
(2011-03-02)Percebemos que a passagem da Modernidade para a Pós-Modernidade resultou de alguma forma problemática para as identidades. Especificamente sobre o que de problemático para as identidades há nessa nova condição é ao que nos ... -
Documentário queer no Sul do Brasil (2000 a 2014): narrativas contrassexuais e contradisciplinares nas representações das personagens LGBT
(2015-12-18)Através de uma perspectiva queer, este estudo tem por objetivo investigar as representações das personagens LGBT nos documentários produzidos na região Sul do Brasil, entre 2000 e 2014. Ao compreender a sexualidade como ... -
Documentários de fronteira Brasil/Uruguai: marcas de identidades (in)comuns
(2014-12-08)O presente estudo analisa a construção de sentidos de identidade nos documentários que tratam das regiões de fronteira, especialmente a fronteira do extremo sul do Brasil com o Uruguai. Nossa investigação utiliza dois ...