Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 171-190 of 210
-
As redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias interativas adotadas pelas rádios Gaúcha e CBN
(2013-12-06)As transformações pelas quais passa o radiojornalismo no atual contexto da convergência midiática fundamentam esta dissertação, que tem como objetivo principal investigar as estratégias interativas adotadas por rádios ... -
Relações de poder nos discursos do saber: antecedentes do dispositivo de popularização científica no Brasil e Uruguai
(2016-02-18)Esta pesquisa tem como tema os sentidos e mudanças históricas no discurso sobre ciência e tecnologia da especialidade agropecuária na região Platina. É orientada pela justificativa de conhecer como os discursos sobre a ... -
Relações e tensões em campo: tipificações e cultura vivida na série especial do Jornal Nacional com os jogadores da seleção brasileira
(2016-08-24)A presente pesquisa problematiza as tensões e relações entre as tipificações dos jogadores de futebol, construídas pela série especial com os jogadores da Seleção no Jornal Nacional, e os elementos presentes na cultura ... -
Relações entre mídia e política: enquadramentos dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo acerca do impeachment de Dilma Rousseff
(2017-03-27)A presente pesquisa tem como tema as relações e tensões entre mídia e política, a partir dos enquadramentos do impeachment de Dilma Rousseff, compreendendo-o enquanto um “acontecimento político programado” (CHARAUDEAU, ... -
As representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir do cinema de Karim Aïnouz: uma análise dos filmes “O céu Suely” e “A vida invisível”
(2021-03-15)Esta pesquisa apresenta uma análise das representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir dos filmes (cultura registrada) do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, especificamente “O céu de Suely” (2006) ... -
As representações da identidade regional no discurso publicitário contemporâneo
(2009-03-05)Entendendo a publicidade como uma representação midiática da indústria cultural, esta dissertação ocupa-se da reflexão acerca do reconhecimento identitário regional proposto no apelo publicitário. O estudo qualitativo ... -
As representações das identidades femininas na série mulheres espetaculares do programa esporte espetacular
(2018-03-13)Esta pesquisa propõe uma análise das representações das identidades femininas a partir da construção enunciativa da série televisiva “Mulheres Espetaculares”, exibida no programa Esporte Espetacular da TV Globo. O estudo ... -
Representações de identidades pampeanas em programas documentais da região: intersecções entre cultura vivida e cultura registrada
(2018-03-16)O presente estudo analisa as representações de identidades pampeanas a partir dos programas documentais contemporâneos A Linha Fria do Horizonte (Brasil, 2015), Pequeños Universos (Argentina, 2014) e Expreso Sur (Uruguai, ... -
Representações do feminino na campanha eleitoral de 2006: Yeda Crusius em fotografias jornalísticas de Zero Hora
(2009-03-03)O campo do jornalismo, através de seus regramentos, constrói representações dos atores que compõe os demais campos através de seus dispositivos jornalísticos, como a fotografia. Histórica e culturalmente, o campo da ... -
Representações femininas em Game of Thrones: mediações entre os sete reinos e a contemporaneidade
(2019-01-18)A presente pesquisa questiona como são representadas as identidades femininas das personagens Arya e Sansa Stark, de Game of Thrones, e quais sentidos sobre o feminino contemporâneo são mobilizados pela série. Temos, ... -
As representações no circuito das notícias: o movimento dos trabalhadores rurais sem-terra no jornal Zero Hora
(2009-03-03)O presente trabalho trata dos Estudos Culturais e de sua configuração, do Circuito da Cultura e de sua aproximação com o Circuito das Notícias , numa tentativa de abordagem integral e integradora, que reivindica uma ... -
Representações no jornalismo popular: a cidadania no discurso do Extra (RJ)
(2008-03-03)O final do século XX é marcado por sucessivos lançamentos de novos modelos de jornais populares no Brasil. Direcionados prioritariamente à classe C, que amplia seu potencial de consumo com as mudanças econômicas ocorridas ... -
Rotinas produtivas e relação com as fontes no rádio informativo em ambiente de convergência: um estudo de caso de emissoras de Porto Alegre
(2014-12-22)Esta pesquisa tem como objetivo final o estudo das fontes em ambiente de convergência. Para tanto, escolhemos como objetos de pesquisa empírica emissoras informativas da cidade de Porto Alegre/RS; rádios Bandeirantes AM, ... -
Santa Maria projetada: memória e identidade nos documentários da TV OVO
(2012-12-17)O presente estudo analisa como os documentários do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade da TV OVO ressignificam a memória e constroem uma identidade para Santa Maria. A iniciativa é composta por quatro filmes não ... -
“Se segura que ainda falta muito mais”: o discurso em torno dos 100 primeiros dias e do primeiro ano do governo Bolsonaro em Isso a Globo não mostra
(2022-02-04)No contexto da sociedade em midiatização, marcada pelas processualidades da circulação, vários discursos despontam e circulam em diferentes plataformas digitais, tornando o mapeamento de suas marcas um movimento necessário ... -
Os sentidos da crise financeira nos editoriais de CartaCapital e Veja: entre divergências discursivas, a disputa de um projeto para o Brasil
(2013-12-20)A presente dissertação tem como objetivo compreender os sentidos construídos sobre a crise financeira nos editoriais de duas revistas semanais de informação entre setembro de 2008 e dezembro de 2009. Para tal, utiliza-se ... -
Ser/parecer jovem como uma virtude: usos e apropriações do instagram por mulheres de diferentes faixas etárias
(2024-02-19)Este trabalho busca entender como o consumo de conteúdo sobre beleza no Instagram repercute no modo como mulheres de diferentes faixas etárias produzem sentidos e compreendem o (seu) envelhecimento. Assim, o objetivo ... -
O servidor público no discurso argumentativo dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo nos últimos 30 anos
(2020-03-27)A inquietação que nos move nesta pesquisa é entender como o jornalismo vem construindo, nos últimos 30 anos, seu discurso sobre os servidores públicos. Nosso objetivo geral é analisar as estratégias argumentativas acionadas ... -
Série Vaza jato: análise do circuito comunicacional formado em torno das três primeiras reportagens
(2021-02-22)Este trabalho apresenta um estudo do circuito de comunicação em torno dos três primeiros relatórios da série “Vaza Jato”, publicada pela agência de notícias The Intercept Brasil (TIB). Essa perspectiva faz parte das reflexões ... -
Siga o fio: as possibilidades da narrativa jornalística a partir da thread no Twitter
(2022-06-06)O presente trabalho analisa as narrativas jornalísticas em uma mídia social específica: o Twitter. Observa-se que a thread (ou sequência de tweets) - recurso nativo da mídia social supracitada – vem sendo utilizada, inclusive ...