Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por assunto "Identidade"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 20
-
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
Milímetros da história: memórias e identidades da produção cinematográfica em 16mm em Santa Maria nos anos de 1960
(2017-01-31)O presente estudo tem como objetivo principal construir memórias sobre as produções cinematográficas pioneiras em 16mm de Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul, e analisar como esses filmes colaboram ... -
Tal como somos: a configuração da identidade cultural latino-americana
(2017-03-10)O presente trabalho propõe-se a examinar a configuração da identidade cultural latino-americana na produção televisual, tal como é apresentada nas mídias públicas, culturais e/ou educativas. Parte-se do pressuposto de que ... -
Análise cultural do telejornalismo local: representação e identidade na RBS TV Santa Rosa
(2015-03-05)A dissertação tem como proposta realizar uma análise cultural do Jornal do Almoço da RBS TV Santa Rosa, emissora localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e cujo funcionamento teve início em 1992. Os aportes ... -
Do problema das identidades na pós-modernidade
(2011-03-02)Percebemos que a passagem da Modernidade para a Pós-Modernidade resultou de alguma forma problemática para as identidades. Especificamente sobre o que de problemático para as identidades há nessa nova condição é ao que nos ... -
Usos sociais do Facebook por migrantes brasileiros na Suécia: identidades, diferenças e dinâmicas interculturais nas redes sociais online.
(2016-03-15)Esta dissertação busca analisar usos sociais que migrantes brasileiros na Suécia fazem de grupos do Facebook relacionados às questões de identidade e diferença. Desenvolvemos uma pesquisa empírica, qualitativa com a ... -
Comunicação e educação: para uma abordagem política da identidade e da diferença na escola
(2013-02-28)O presente estudo ancora-se sobre as perspectivas teóricas do campo da comunicação e da educação, seguindo uma visão de complementaridade, fazendo-o com base nos autores que estudam os conceitos de educomunicação e mídia ... -
É rap, é roupa! moda hip-hop: iguais e diferentes
(2013-12-19)Busca-se, na presente pesquisa, a realização de uma investigação teórica e empírica que contemple as interações entre moda e música hip-hop. Tomamos como objetivo geral a investigação das tensões e interações existentes ... -
O lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema
(2024-04-25)O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos ... -
Identidade televisual: autopromocionalidade e autorreferencialidade
(2012-12-12)A presente dissertação propõe-se a examinar as ações de caráter autopromocional e autorreferencial empreendidas pelas emissoras de televisão no interior de sua própria programação, com vistas a constituir sua identidade ... -
TV OVO: a representação de identidades juvenis no audiovisual
(2012-03-13)O presente trabalho tem como objeto de estudo a representação de identidades juvenis nos audiovisuais produzidos por jovens de classe popular. Trata-se de estudar a construção de identidades, através do consumo de bens ... -
Santa Maria projetada: memória e identidade nos documentários da TV OVO
(2012-12-17)O presente estudo analisa como os documentários do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade da TV OVO ressignificam a memória e constroem uma identidade para Santa Maria. A iniciativa é composta por quatro filmes não ... -
O livro e o axé, o erê com ganga zumba: representações afro-brasileiras na produção editorial didática voltada à lei 10.639/2003 e apropriação dos professores
(2016-03-28)A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas embasadas na lei 10.639/2003 que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva ... -
A apropriação do global para fins locais: as representações da identidade gaúcha em comunidades virtuais do Orkut
(2009-02-19)A presente pesquisa aborda as representações sociais da identidade dos gaúchos presentes nas comunidades virtuais do Orkut. Os conceitos de comunidade virtual, cultura local, representações sociais, identidade e cibercultura ... -
O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária
(2021-04-08)Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através do Movimento Social de Economia ... -
As representações das identidades femininas na série mulheres espetaculares do programa esporte espetacular
(2018-03-13)Esta pesquisa propõe uma análise das representações das identidades femininas a partir da construção enunciativa da série televisiva “Mulheres Espetaculares”, exibida no programa Esporte Espetacular da TV Globo. O estudo ... -
Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero
(2012-12-14)A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens ... -
Identidades contemporâneas do oeste catarinense no telejornalismo regional
(2017-05-25)A presente dissertação busca analisar como dois telejornais locais (re)configuram em seus conteúdos a cultura identitária da região Oeste catarinense. Produzidos em Chapecó, Santa Catarina, os telejornais do meio-dia da ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
A construção identitária da RBS TV na campanha autopromocional comemorativa de seus 50 anos.
(2014-01-16)A presente dissertação propõe-se a investigar como, no contexto de afiliada, uma emissora constrói a sua própria identidade; como distingue sua produção daquela da cabeça de rede; como, finalmente, configura sua imagem, ...