Futuros professores que ensinarão matemática: espaços formativos como desencadeadores de novos sentidos sobre a docência
Fecha
2020-10-08Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Borowsky, Halana Garcez
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa, vinculada a linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como objetivo compreender as aprendizagens que emergem das ações de futuros professores dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir do desenvolvimento de um espaço formativo sobre grandezas e medidas, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Com o objeto particular de pesquisa voltado às aprendizagens dos futuros professores que ensinarão matemática, temos como princípio orientador a Teoria Histórico-Cultural (THC), a Teoria da Atividade (TA) e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), aporte teórico que leva à compreensão do ser humano como sujeito histórico, que se desenvolve por meio de interações sociais. Entendendo que o futuro professor se constitui professor a partir das relações que estabelece, buscou-se promover um espaço formativo organizado a partir de um projeto orientador de atividade intitulado “Medidas no Ensino Fundamental: o que se ensina na escola?”, com uma carga horária de oitenta horas, distribuídas em quatorze encontros presenciais, remotos e à distância, assim organizados em virtude da pandemia causada pelo vírus (Covid-19). Desse espaço participaram 11 estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia. Tendo em vista a dimensão executora desta pesquisa, os dados oriundos dos registros – escritos, áudios e gravações, foram analisados por meio do estabelecimento de três unidades que visam apreender o fenômeno em sua totalidade: 1) Aproximações inicias; 2) Conhecimentos para Ensinar Matemática; 3) O espaço formativo como promotor da mudança de qualidade. Com as ações investigativas elencadas, se realizou o movimento analítico, sendo que na primeira unidade que se buscava reconhecer as aproximações dos futuros professores com o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental, evidenciou-se que as compreensões sobre a docência e as necessidades oriundas da formação inicial mobilizam o futuro professor a buscar outros espaços que o aproximam do conhecimento da Educação Básica. Na segunda unidade que visou identificar conhecimentos elencados pelos futuros professores como essenciais para o ensino de matemática, mais especificamente sobre grandezas e medidas, transpareceu o entendimento de que para se apreender sobre o planejamento são necessários os conhecimentos específicos da área e também os que estão relacionadas a docência. Buscando analisar como o compartilhamento pode contribuir para a aprendizagem da docência, na terceira unidade de análise apontam-se as interações entre os três cursos de Licenciatura – Educação Especial, Matemática e Pedagogia – como uma possibilidade para se promover sínteses coletivas, o que pode levar a novas atribuições de sentido sobre a docência. Portanto, o espaço formativo pode promover a apropriação de conhecimentos teóricos que levam o futuro professor a atribuir novos sentidos a sua formação, à docência e ao ensino de matemática, desencadeando novas qualidades para suas ações.
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