Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 78
-
O lixo eletrônico como possibilidade para o ensino de química na formação de professores
(2014-04-24)O lixo eletrônico é um dos grandes problemas do século XXI, tanto pelo aumento da quantidade em que está sendo gerado, quanto por sua variada composição química e pela toxicidade de algumas substâncias presentes no mesmo. ... -
O ensino de processos de separação de misturas por meio de análise dos livros didáticos e uso de atividades experimentais investigativas
(2016-07-11)A realização de atividades experimentais contextualizadas, no ensino de química, vem sendo defendida por diversos autores como ferramenta de ensino facilitadora do aprendizado. Um conteúdo fundamental, no ensino de química, ... -
Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS
(2014-02-27)A presente pesquisa, de caráter predominantemente qualitativo e do tipo etnográfico no cotidiano escolar, tem como tema o currículo e a formação de professores no âmbito do ensino. Essa pesquisa torna-se relevante pela ... -
A concepção de estudantes de ensino médio a respeito de temas em saúde mental
(2011-04-08)Esta pesquisa tem caráter investigativo e objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio a respeito de temas em saúde mental e pretende ser um instrumento para a discussão e criação de um programa básico de ... -
Abordagem interdisciplinar a partir da temática energia: contribuições para uma aprendizagem significativa na EJA
(2014-03-12)O processo de ensino-aprendizagem é composto por inúmeras variáveis que devem ser consideradas no planejamento de atividades didáticas diferenciadas no âmbito de qualquer modalidade de ensino. A EJA, como realidade escolar ... -
Sobrepeso e obesidade em escolares: implicações e alternativas no contexto escolar
(2010-02-25)Nos últimos anos, a combinação de mudanças dos hábitos alimentares com o estilo de vida sedentário tem contribuído significativamente para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Desta forma, há a necessidade ... -
Investigação das concepções espontâneas sobre câncer e suas possíveis implicações como tema transversal na educação para a saúde
(2010-01-21)O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise das concepções espontâneas dos alunos acerca do câncer como tema transversal na Educação para a Saúde, que teve como objetivo averiguar ... -
Diferentes atividades didáticas sobre animais peçonhentos em uma escola rural da região central do RS
(2016-08-11)Os acidentes causados por animais peçonhentos constituem grave problema de saúde pública, sobretudo em países tropicais, devido sua ampla distribuição e sua capacidade de promover quadros clínicos que podem evoluir a óbito. ... -
O diálogo entre a formação tecnocientífica e a humanística na educação tecnológica: uma problematização a partir do estudo de caso do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFSM
(2014-12-22)A Educação Tecnológica, nos últimos anos, principalmente após a instituição do REUNI, da reestruturação dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET‟s) e da implantação dos Institutos Federais de Educação, ... -
Ex-bolsistas Capes de doutorado pleno no país e exterior: um estudo comparado no âmbito das ciências biológicas II
(2011-07-15)Ao longo dos últimos anos, inúmeras discussões e estudos surgiram a respeito dos resultados alcançados com a formação plena de doutores no Brasil e no Exterior, colocando em questão as suas contribuições para o cenário ... -
Poluição como temática para construção do conhecimento químico de reações redox sob uma perspectiva CTSA
(2016-01-08)Na busca de um ensino de química diferenciado, com significado para vida social e produtiva de jovens estudantes do nível médio, a presente pesquisa investiga como a temática Poluição pode favorecer a construção do ... -
A química da estética capilar como temática no ensino de química e na capacitação dos profissionais da beleza
(2010-01-27)Este trabalho apresenta A Química da Estética Capilar como temática para desenvolver um estudo conectando três sujeitos: licenciandos de Química do sub-projeto PIBID-Química da UFSM, alunos do Ensino Médio de quatro ... -
A temática cores no ensino de química
(2016-01-07)Nesta pesquisa, utilizamos como foco de estudo a temática Cores . O estudo foi desenvolvido em duas etapas, os sujeitos envolvidos na primeira etapa são acadêmicos de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade ... -
Ensino de ciências por meio da recreação na educação infantil
(2011-05-27)Vivemos em uma sociedade impactada pela ciência e pela tecnologia, onde todo cidadão necessita de uma cultura científico-tecnológica para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. Da mesma forma, mostrar que a ... -
A inserção de novas tecnologias em conjunto com atividades experimentais no ensino de física
(2012-03-29)Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica de inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) no Ensino de Física em Nível Médio para a aquisição automática de dados experimentais e análise numérica e ... -
Atividades experimentais como ferramenta metodológica para melhoria do ensino de ciências: anos iniciais do ensino fundamental
(2015-08-21)Estudos mostram que as atividades experimentais baseadas na resolução de problemas melhoram o desempenho dos alunos sobre a natureza do conhecimento científico. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto de atividades ... -
Ensino multidisciplinar na melhoria do conhecimento nutricional no ensino fundamental
(2014-03-21)A preocupação com o aumento dos índices de obesidade em crianças e adolescentes, além das mudanças nos hábitos alimentares, torna-se necessária a adoção de medidas de prevenção e conscientização para uma melhor qualidade ... -
O ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta
(2014-03-07)A presente dissertação foi desenvolvida entre um grupo de professores dos Anos Iniciais de escolas da rede municipal de Alegrete/RS no ano de 2012 e focaliza-se no diagnóstico, análise e desenvolvimento de uma proposta ... -
Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2016-05-05)A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus ... -
Temas geradores através de uma abordagem temática freireana como estratégia para o ensino de química e biologia
(2015-01-27)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ...