Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde by Subject "Formação inicial de professores"
Now showing items 1-5 of 5
-
Modalidades didáticas utilizadas por licenciandos do curso de ciências biológicas no estágio curricular e no programa residência pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Unipampa: um estudo documental
(2023-04-25)Esta dissertação investiga a formação inicial de professores de Ciências e Biologia no que diz respeito aos estágios supervisionados e ao Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvidos no curso de Ciências ... -
As potencialidades do uso de textos de divulgação científica no ensino de química na percepção de professores em formação inicial
(2021-02-19)Devido a importância de serem discutidos instrumentos, metodologias/estratégias didáticas diferenciadas, na formação inicial de professores, para o desenvolvimento profissional desse futuro docente e para qualificar sua ... -
Pressupostos freireanos na formação inicial de pedagogas e pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
(2021-03-31)Esta pesquisa justifica-se pela carência de estudos balizados na perspectiva freireana, no contexto dos anos iniciais, pela área de Educação em Ciências e pela necessidade de uma educação libertadora, em todos os níveis ... -
Educação em saúde e microbiologia: concepções e estratégias didáticas de futuros professores de Biologia no âmbito do Programa Residência Pedagógica
(2024-02-29)Essa dissertação foi desenvolvida na linha temática Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa e aborda aspectos correlatos com a Educação em Saúde (ES) ... -
Intervenções teórico-práticas com licenciandos em química por meio de problemas temáticos.
(2020-01-17)Este trabalho apresenta uma estratégia didática desenvolvida na formação inicial docente em Química, por meio da articulação entre a Metodologia de Resolução de Problemas e Temáticas, a qual denominou-se de Problemas ...