dc.creator | Ruiz, Lúcio de Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2022-01-14T16:54:59Z | |
dc.date.available | 2022-01-14T16:54:59Z | |
dc.date.issued | 2021-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23537 | |
dc.description.abstract | Being aligned to the technological tools is a primordial factor to a sector that is
predominantly intangible and that looks to express the experiences with a loyal and
qualified way, considering the examples of tourism activities. In this context, the
websites emerge as a source of information and images in which the user has the
possibility of being next to the experience he or she will have when visiting a
determined touristic destination. Therefore, the present case has as objective to
propose improvements in the websites of the tourism sector to the cities that belong
to the Geopark Project of the Fourth Colony-RS, and also a relation of attributes to the
website of the latter Geopark. For this to occur, a descriptive and qualitative study was
done, through a survey of models of analysis in websites of the tourism area and
posterior verification of the attributes that are present in websites of Geoparks and
also the identification of the critical points of the official tourism websites of the Fourth
Colony cities – RS. By analyzing the data, it was found out that some pages doesn’t
even have the basic and necessary information that the user looks for, and in some
cases, present the same information, but in an unqualified way, with the absence of
relevant attributes. Considering that these portals are important to the divulgation of
touristic products in the studied regions, the critical points that were detected can be
harmful in the aspect of attracting tourists and it can have a negative impact,
decreasing the economical potential of the tourism sector in the region, because the
tourists, more and more in a larger scale, use websites to obtain the information that
they need to take decisions about destinations and touristic attractions they will visit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Turismo | por |
dc.subject | Marketing digital | por |
dc.subject | Websites | por |
dc.subject | Geoparque | por |
dc.subject | Tourism | eng |
dc.subject | Digital marketing | eng |
dc.subject | Websites | eng |
dc.subject | Geopark | eng |
dc.title | Gestão pública do turismo – atributos dos websites dos municípios da região do projeto geoparque Quarta Colônia - RS | por |
dc.title.alternative | Gestão pública do turismo – atributos dos websites dos municípios da região do projeto geoparque Quarta Colônia - RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Estar alinhado às ferramentas tecnológicas é um fator primordial para um setor
predominantemente intangível e que busca expressar as experiências de forma leal
e qualificada, a exemplo das atividades de turismo. Nesse contexto, os websites
surgem como fonte de informações e imagens em que o usuário tem a possibilidade
de ficar próximo da vivência que terá ao visitar determinado destino turístico. Assim,
o presente estudo teve como objetivo propor melhorias nos websites do setor de
turismo para os municípios que pertencem ao Projeto Geoparque da Quarta Colônia
– RS e, também, uma relação de atributos para o website do referido Geoparque.
Para isso, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, por meio de um
levantamento de modelos de análises de websites para área de turismo, com
posterior verificação dos atributos presentes em websites de Geoparques e
identificação os pontos críticos dos websites oficiais de turismo dos municípios da
Quarta Colônia – RS. Ao analisar os dados, constatou-se que algumas páginas
sequer possuem as informações básicas necessárias ao usuário e em determinados
casos, constam as mesmas, mas de forma desqualificada, com ausência de atributos
relevantes. Considerando que estes portais são importantes para a divulgação dos
produtos turísticos das regiões estudadas, os pontos críticos detectados podem ser
prejudiciais na atração de turistas e impactar negativamente, diminuindo o potencial
econômico do setor de turismo na região, pois os turistas, cada vez em maior escala,
utilizam os websites para obter as informações que necessitam para a tomada de
decisão sobre os destinos e atrativos turísticos que irão visitar. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dotto, Dalva Maria Righi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7675927137400954 | por |
dc.contributor.referee1 | Pons, Mônica Elisa Dias | |
dc.contributor.referee2 | Moyano, Carlos Mello | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2844666584753222 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |