Mostrar registro simples

dc.creatorDurand, Ângela Malvina
dc.date.accessioned2022-01-19T17:05:05Z
dc.date.available2022-01-19T17:05:05Z
dc.date.issued2021-10-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23586
dc.description.abstractPeople live in a world that revolves around knowledge. However, what is knowledge? What is learning? Learning is directly related to learning, a gradual and personal process that modifies behavior. Thus, learning to reflect, to reason, to use problem-solving strategies that make the process more meaningful, is a necessity, and Johnson-Laird's Theory of Mental Models makes this possible. In the educational realm, these models help individuals internally represent conceptual models, such as, for example, chemical oxireduction reactions. Thus, this research is divided into two stages: bibliographic research and interviews. Therefore, although there is a considerable number of articles in the main journals of Science and Chemistry Teaching, there are few that contribute to this research, verifying a lack of Brazilian articles that emphasize the relationship of mental models with oxireduction reactions, thus justifying its importance for the Teaching of Chemistry. As for the second stage, i.e., the interviews, whose objective is based on the investigation of the mental models of graduates of the Undergraduate Chemistry Course at the Universidade Federal de Santa Maria, about the chemical reactions of oxireduction, three mental models were obtained: incomplete, partial and complete mental models, which expose a gradual relationship between the mental models of the subjects and the conceptual model of oxireduction, i.e., the former is very distant from the conceptual model, while the latter is very close, with evidence of significant learning.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReações de oxirreduçãopor
dc.subjectRepresentações mentaispor
dc.subjectModelos mentaispor
dc.subjectModelos conceituaispor
dc.subjectOxireduction reactionseng
dc.subjectMental representationseng
dc.subjectMental modelseng
dc.subjectConceptual modelseng
dc.titleModelos mentais de reações de oxirredução: um estudo exploratório de egressos do curso de Química Licenciaturapor
dc.title.alternativeMental models of oxireduction reactions: an exploratory study of undergraduate Chemistry Graduateseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoAs pessoas vivem em um mundo que gira em torno do conhecimento. No entanto, o que é o conhecimento? O que é aprender? Aprender está diretamente relacionado à aprendizagem, um processo gradual e pessoal, que modifica o comportamento. Assim, aprender a refletir, a raciocinar, a utilizar estratégias de resolução de problemas que façam o processo ser mais significativo, é uma necessidade e a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird possibilita isso. No âmbito educacional, esses modelos ajudam os indivíduos a representarem internamente os modelos conceituais, como, por exemplo, as reações químicas de oxirredução. Desta forma, esta pesquisa divide-se em duas etapas: pesquisa bibliográfica e entrevistas. Logo, por mais que se tenha um número considerável de artigos nos principais periódicos do Ensino de Ciências e de Química, poucos são os que contribuem para esta pesquisa, verificando-se uma carência de artigos brasileiros que enfatizam a relação dos modelos mentais com as reações de oxirredução, justificando, assim, sua importância para o Ensino de Química. Quanto à segunda etapa, ou seja, às entrevistas, cujo objetivo baseia-se na investigação dos modelos mentais de egressos do Curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria, sobre as reações químicas de oxirredução, três modelos mentais foram obtidos: modelo mental incompleto, parcial e completo, os quais expõem uma relação gradual entre os modelos mentais dos sujeitos e o modelo conceitual de oxirredução, isto é, o primeiro está muito distante do modelo conceitual, enquanto que o último está muito próximo, havendo neste indícios de aprendizagem significativa.por
dc.contributor.advisor1Garcia, Isabel Krey
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865537547314234por
dc.contributor.referee1Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.referee2Ferrão, Naíma Soltau
dc.contributor.referee3Moreira, Marco Antonio
dc.contributor.referee4Del Pino, José Claudio
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892740871444055por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International