Entre a petição inicial e a sentença: trabalho pedagógico nos professores no projeto pedagógico do curso de Direito das instituições públicas gaúchas
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-22Primeiro membro da banca
Mallmann, Elena Maria
Segundo membro da banca
Leite, Maria Cecilia Lorea
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa 02 do Programa de Pós-graduação em Educação, “Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, e foi desenvolvida no âmbito do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e políticas Educacionais. Para desenvolver a presente pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, que buscaram analisar como é descrito o trabalho pedagógico dos professores, nos projetos pedagógicos dos Cursos de Direito das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, teve-se como referência a Resolução n. 05/2018, do Ministério da Educação, que reestrutura todos os Cursos de Direito em âmbito nacional. Além disso, foi realizada a análise dos projetos pedagógicos dos Cursos de Direito da Instituições de Ensino Superior públicas, especificamente, quanto às categorias principais desta pesquisa: “trabalho pedagógico” e “Curso de Direito”. Nessa perspectiva, a pesquisa está fundamentada nos princípios da análise dialética, e os dados produzidos na pesquisa bibliográfica foram analisados e sistematizados, tendo por referência a análise bibliográfica. A estrutura desta dissertação foi organizada de forma metafórica, tendo como referência o rito de um processo judicial, delimitando todas as fases principais, que são, inicial, instrutória, alegações finais (saneamento) e sentença. Buscou-se como problematização, como o trabalho pedagógico dos professores do curso de Direito das IES públicas do Rio Grande do Sul é descrito nos projetos pedagógicos? Como objetivo principal, elaborou-se: analisar as evidências da categoria trabalho pedagógico nos projetos pedagógicos nos Cursos de Direito das Instituições Ensino Superior Públicas do Rio Grande do Sul, frente às alterações determinadas pela Resolução MEC 05/2018. Já os objetivos específicos preveem: conhecer os projetos pedagógicos nos Cursos de Direito das Instituições Ensino Superior públicas do Rio Grande do Sul, a fim de conhecer quais estão adequados à Resolução MEC 05/2018; realizar estudo documental nos projetos pedagógicos nos Cursos de Direito das Instituições Ensino Superior públicas do Rio Grande do Sul, quanto à categoria trabalho pedagógico; analisar quais as principais alterações e inovações que a Resolução MEC 05/2018 estabelece para o Curso de Direito das Instituições Ensino Superior públicas do Rio Grande do Sul, quanto à categoria trabalho pedagógico dos professores. As análises dos projetos pedagógicos demonstram a busca dos cursos em desmistifica a cultura do professor transmissor do conhecimento. Por fim, destaca-se que a descrição do trabalho pedagógico do professor está encaminhada nestes documentos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: