Professores-psicólogos (trans)formadores: narrativas ético-afetivas de masculinidades fora do cis-tema
View/ Open
Date
2021-09-03Primeiro membro da banca
Nörnberg, Lui
Segundo membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação trata da formação docente em Psicologia, com atravessamentos de temas relacionados a gênero e sexualidade, com ênfase em transmasculinidades. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. A questão principal discutida é de que forma as vivências fluídas de pessoas de gêneros não conformistas convocam à reflexão sobre a formação de professores e de psicólogos. Assim, problematiza-se nesta pesquisa a Formação de Professores, relacionada com a Formação de Psicólogos, através de autorrelatos de dois professores de Psicologia transmasculinos, de diferentes estados brasileiros, acerca de seus processos formativos iniciais e continuados. Propõe-se trazer à discussão a percepção desses docentes do ensino superior sobre sua formação como Psicólogos e como Professores. A pesquisa foi realizada com o aporte do método (auto) biográfico, que possibilita que os sujeitos envolvidos produzam outro espaço e tempo de produção de subjetividades e interferências nas realidades da própria subjetividade. O texto está dividido em três momentos: duas seções, denominadas “CONSIDERAÇÕES PRÉ-PANDÊMICAS: Pactos para um futuro incerto” e “CONSIDERAÇÕES TRANS-PANDÊMICAS: Travessias e encontros (im)possíveis”, além de um terceiro, denominado “CARTA DE NAVEGAÇÃO PANDÊMICA: Um porto pós-pandêmico”. Os títulos foram escolhidos devido ao período em que a pesquisa foi desenvolvida (no segundo semestre de 2019, ao longo de 2020 e concluída no primeiro semestre de 2021) em meio à pandemia de SARS CoV - 2 (Coronavírus Covid-19). No primeiro momento, foi realizada, entre novembro de 2019 e julho de 2020, a delimitação das temáticas e a pesquisa bibliográfica, com ênfase na teoria do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis e na Ética spinozana. O segundo momento, iniciado em junho de 2020, compreende a busca ativa por participantes, os primeiros contatos com os participantes, produção de narrativas, através de entrevistas orientadas por um Roteiro (Auto) Biográfico, e contextualização das narrativas produzidas. Por fim, o terceiro momento, realizado no primeiro semestre de 2021, foi a conclusão da produção e a análise das narrativas. A análise foi dividida em três categorias: imaginário de gênero, imaginário das identidades e imaginário da proficiência. A partir dessas categorias foi possível compreender de que forma esses sujeitos constituem seu fazer profissional e percebem-se como psicólogos e professores, atravessados por questões da produção de identidades e questões de gênero. As principais discussões suscitadas nas narrativas foram acerca das identidades (trans)masculinas, identidades profissionais e formação ético-afetivo-política de psicólogos e de professores, as redes de afeto na construção das masculinidades não hegemônicas e as questões de gênero no fazer(-se) docente.
Collections
The following license files are associated with this item: