Bullying em escolares: fatores associados e sua relação com bruxismo e qualidade do sono
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Data
2021-12-10Primeiro membro da banca
Tomazoni, Fernanda
Segundo membro da banca
Barasuol, Jéssica Copetti
Terceiro membro da banca
Serra-Negra, Júnia Maria Cheib
Quarto membro da banca
Tuchtenhagen, Simone
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O termo bullying compreende à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, cometidas por um ou mais agressores contra uma determinada vítima. Diferentes fatores têm sido relacionados a ocorrência de bullying na infância, entre eles as condições adversas de saúde bucal. Esta tese é composta por dois artigos. O primeiro avalia os caminhos pelas quais as condições de saúde bucal e fatores associados influenciam na ocorrência de bullying em escolares no município de Santa Maria, Brasil. Esse estudo de coorte teve início no ano de 2010, com uma amostra aleatória de 639 pré-escolares menores de 5 anos de idade. Na quarta etapa de avaliação dos componentes da amostra, 429 crianças, com idade entre 11 e 15 anos participaram novamente do estudo, totalizando 10 anos de acompanhamento. Nesta fase, para a avaliação da ocorrência de Bullying escolar, os escolares responderam a escala de vitimização da versão brasileira do Questionário Bullying Olweus (QBO). O bullying verbal relacionado a saúde bucal foi avaliado através de uma questão contida no Child Perception Questionnaire (CPQ11-14). Questões referentes aos fatores demográficos, socioeconômicos e comportamentais foram avaliados no baseline e também foram obtidos no acompanhamento através de um questionário estruturado. Além disso, os participantes do estudo também responderam questões referentes ao senso de coerência (SDC). As avaliações das condições bucais (cárie dentária, má oclusão e trauma dentário) foram feitas no baseline e no acompanhamento por meio de exames clínicos realizados por examinadores calibrados. Como principais resultados do primeiro artigo, foi demonstrado que a cárie dentária não tratada e baixo nível socioeconômico no baseline tiveram impactos diretos e indiretos na maior ocorrência de bullying dentário no seguimento. Além disso, o SDC e o bullying verbal relacionado a saúde bucal impactaram diretamente na ocorrência de mais episódios de bullying escolar. O segundo artigo desta tese é um estudo transversal aninhado a quarta fase (ano 2020) do estudo de coorte mencionado previamente, cujo objetivo foi avaliar o impacto do bullying escolar e verbal relacionado a saúde bucal na ocorrência do bruxismo do sono e qualidade do sono dos escolares dessa amostra. Informações sobre condições clínicas, status socioeconômico e SDC também foram consideradas nesse estudo. Ainda, o bruxismo do sono e qualidade do sono foram avaliados através do autorrelato dos escolares e responsáveis. Verificou-se que indivíduos vítimas de bullying escolar e verbal relacionado a saúde bucal apresentaram uma maior prevalência de bruxismo do sono e qualidade do sono. Escolares com alto SDC foram protegidos em ter bruxismo do sono. Em conclusão, os achados dessa tese demonstraram que a cárie dentária ao longo da infância tem um forte impacto na ocorrência de bullying escolar e verbal relacionado a saúde bucal, e que esses estão associados ao bruxismo do sono e má qualidade do sono. Nossos resultados também demonstraram que fatores psicossociais, como o SDC, podem ter um importante papel nessas relações.
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