Listar Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 107
-
O USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
(2015-06-18)O uso de tecnologias móveis é cada vez mais presente em nossa vida, tanto para atividades rotineiras como para atividades relacionadas à educação, nos diferentes contextos. Sob esse enfoque, a pesquisa teve como objetivo ... -
EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA: RECURSOS DA MUSICA VISUAL PARA AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE
(2015-06-24)Esta pesquisa tem como escopo a realização de estudos científicos, através dos quais, se possa refletir sobre objetos tecno-estéticos interativos e a produção dos mesmos a fim de explorar suas possibilidades de ... -
DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: UM ESTUDO DE CONTROVÉRSIAS A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE
(2015-07-08)A presente pesquisa parte da demanda de se pensar em uma nova metodologia de trabalho no Ensino Médio Inovador que dê conta das necessidades pedagógicas interdisciplinares, voltada para o uso das tecnologias em rede, ... -
Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio e a integração das tecnologias de informação e comunicação
(2015-07-14)Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio PNFEM. ... -
O CINEMA RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
(2015-07-16)Este estudo recomenda a utilização de recursos tecnológicos como instrumento de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental, por meio da produção e divulgação de curtametragens produzidos no ambiente escolar. Assim, a ... -
O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
(2015-07-16)O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades ... -
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE O PIBID/UFSM EM FOCO
(2015-07-17)O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil/2009) é destinado a acadêmicos das licenciaturas, realizando inserções na Educação Básica e visando a melhorar a formação docente. O PIBID da Universidade ... -
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INTERDISCIPLINARIDADE
(2015-07-17)Esta pesquisa apresenta os resultados do uso de um software de planejamento de aulas, com sistema de recomendação via web, para construção de planos de aula, visando auxiliar o docente do ensino superior, da área de saúde, ... -
GESTÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ABORDAGENS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS PARA ATUAR NA EAD
(2015-07-22)A presente pesquisa insere-se na linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede MPTER. Nesses passos iniciais encontra-se um ... -
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
(2015-07-27)Embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm ... -
Atividades de estudo mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação
(2015-07-30)A partir do embasamento teórico da Psicologia sócio-histórica, esta pesquisa investigou como as atividades de estudo, mediadas pelo uso das tecnologias digitais da informação e comunicação contribuíram para o desenvolvimento ... -
PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR: INVESTIGAÇÃO DE UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE NARRATIVAS DIGITAIS
(2015-08-10)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada (MOTTA-ROTH, 2006, 2008, 2009, 2010; SILVA, 2012; SILVA, PILATI, DIAS, 2010; FUZER, 2012, 2014 entre outros) apontam lacunas no processo de ensino de produção textual no ... -
ESTUDO DE CASO: MOODLE E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO PRONERA EM RESIDÊNCIA AGRÁRIA
(2015-08-10)O uso das tecnologias de informação e comunicação são uma inovação nas práticas educativas, um exemplo são os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA), Moodle. Entretanto para o uso do AVEA Moodle ser uma pratica ... -
SALA VIRTUAL DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA POTENCIALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
(2015-08-11)O presente estudo vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de tecnologias educacionais em rede , do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, pretendeu contribuir com a oferta do Atendimento Educacional ... -
INTERFACES ACESSÍVEIS NO MOODLE BASEADAS NO PADRÃO WCAG 2.0 PARA ALUNOS CEGOS
(2015-08-12)Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa de Desenvolvimento em Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, realizando ... -
INSERÇÕES E APLICABILIDADES DO MOODLE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EDUCACIONAL
(2015-08-18)O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, entre a Secretaria ... -
Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
(2015-08-24)O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como ... -
PRODUÇÃO TEXTUAL E MULTIMODALIDADE: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA
(2015-08-26)A revolução tecnológica vivenciada pela sociedade contemporânea e o avanço de ferramentas midiáticas evidenciam a necessidade de que a educação também se insira nesse contexto e subsidie suas ações com o auxílio desses ... -
A integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizações
(2015-09-08)Esta pesquisa, realizada junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede , propôs-se investigar a integração ... -
3DVSAS: 3D virtual space of the academic secretariat
(2015-10-20)As ferramentas de Mundos Virtuais 3D (MV3D), através de suas características essenciais, oferecem a possibilidade de transposição de espaços reais para espaços virtuais mantendo a mesma relação de interatividade graças ...