Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 88-107 of 185
-
Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
(2015-08-24)O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como ... -
Jogos digitais como ferramentas motivadoras para aprendizagem de espanhol
(2022-12-02)O mundo vem passando por profundas mudanças com o surgimento das novas tecnologias, e nas escolas esse cenário não é diferente, pois elas se mostram como grande suporte no processo de ensino e aprendizagem de línguas. ... -
Jogos digitais na educação básica: proposta de curso – MOOC – para fomentar a produção de recursos educacionais abertos
(2023-03-30)Considero que a evolução da sociedade demanda a diversificação das ferramentas no processo de ensino e entendo a associação entre o uso de jogos digitais e os Recursos Educacionais Abertos – REA – como proposta metodológica ... -
O lúdico na formação de professores da educação básica na capacitação em TIC
(2015-07-16)O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades ... -
Manual de aulas práticas de ciências no formato e-book para professores da rede pública de ensino
(2017-12-15)O presente estudo apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede”, pretendeu investigar e discutir a temática das ... -
Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE
(2019-01-07)O presente estudo desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online
(2017-08-14)Estudos recentes destacam o uso de jogos digitais e dos elementos de design de jogos no contexto educacional (GEE, 2005; VAN ECK 2006, DETERDING, 2011; ERENLI, 2013; ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; BUSARELLO, 2016), porém poucos ... -
Material didático multimídia: potencializando o ensino de química para o curso de agronomia
(2017-06-19)O acesso às universidades públicas federais é tão importante quanto a permanência dos estudantes nestas instituições, uma vez que é através da produção do conhecimento que se formam os profissionais que irão atuar no mercado ... -
Mediação do pensamento computacional e programação no processo de interação das crianças na educação infantil
(2018-07-13)Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Com o objetivo de investigar ... -
A metodologia webquest como elemento de mediação da aprendizagem na disciplina de biologia
(2016-12-12)Os avanços tecnológicos vem impactando todas as esferas da sociedade, modificando as formas de relação entre os sujeitos e destes com os sistemas de informação e comunicação. Essas mudanças requerem, no setor educacional, ... -
A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
(2015-11-30)As tecnologias estão a cada dia mais presentes em nossas vidas e no ambiente escolar. No entanto, ao potencializarem o acesso à informação, criam um novo desafio para educadores e alunos de forma a efetivar a construção ... -
Metodologias ativas offline e online na formação de professores para a educação profissional e tecnológica: trilhando os caminhos das MAPAs
(2022-12-13)O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, aborda os espaços educativos e os métodos de ... -
Meu game de educação financeira
(2023-04-03)A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria – PPGTER/UFSM e busca propor um game destinado a alunos do Ensino Fundamental, ... -
Mineração de dados para análise de desempenho de alunos do Ensino Fundamental
(2022-11-30)Nos dias atuais, o desafio para o campo das políticas sociais é melhorar a qualidade da Educação Básica, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é a medida utilizada para mensurar o desempenho do Sistema ... -
MMAR: sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada
(2017-09-05)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, da linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e disponibiliza como produto final um sistema Web ... -
Monitoramento da interação e colaboração no ambiente Moodle: um estudo de caso
(2019-12-19)O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na área educacional aponta novas alternativas metodológicas, ampliando o ensino para além do ambiente presencial. O presente estudo assenta-se em um cenário ... -
MOOC de redação oficial em LibreOffice Writer
(2016-07-08)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede. Objetiva-se inovar ... -
Moodle como ferramenta de gestão educacional aplicada aos professores de educação física
(2015-11-18)O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, com os professores ... -
Narrativas digitais audiovisuais: espaços e (co)relações de conhecimento em escolas do campo
(2017-08-15)Esta dissertação decorre dos estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, e tem como objetivo discutir ... -
Narrativas visuais e sonoras na ressignificação de saberes
(2016-01-18)O foco investigativo deste trabalho consiste na valorização da autoexpressão dos estudantes mediante narrativas visuais e sonoras, possibilitando, por meio da oralidade, explorar os sentidos e a razão. Trabalhou-se numa ...