Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 130-149 of 177
-
Produção de videotutoriais como apoio à gestão do portal de projetos SIE - web da UFSM
(2019-08-30)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em ... -
Produção textual e multimodalidade: uma proposta com realidade aumentada
(2015-08-26)A revolução tecnológica vivenciada pela sociedade contemporânea e o avanço de ferramentas midiáticas evidenciam a necessidade de que a educação também se insira nesse contexto e subsidie suas ações com o auxílio desses ... -
O Programa Ensino Médio Inovador: um olhar educomunicativo na 8ª Coordenadoria Regional de Educação
(2017-08-14)A presente Dissertação de Mestrado concentra-se na área das Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, seguindo a linha da Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. O objeto dessa pesquisa ... -
O projeto aluno monitor da sala de informática nas escolas da rede municipal de Santa Maria: reflexos de uma formação
(2018-07-04)A habilitação de alunos monitores para atuar nas salas de informática, auxiliando na integração das tecnologias educacionais em rede à prática pedagógica dos professores das escolas municipais de Santa Maria é o tema ... -
Proposta de diretrizes sobre o uso e o desenvolvimento de jogos digitais para professores em formação inicial de língua inglesa
(2018-08-16)No âmbito do contexto digital, é possível os seus usuários adquirirem novos conhecimentos de maneira dinâmica e diferenciada envolvendo diferentes sistemas semióticos (GEE, 2007; 2008). Dentre os diversos recursos que podem ... -
Proposta de gestão pedagógica para o ensino de língua portuguesa por meio de dispositivos móveis
(2019-08-26)O cenário contemporâneo e tecnológico demanda novas habilidades de seus usuários para a leitura, a compreensão e a produção de textos digitais e multimodais disseminados na sociedade (ROJO 2015; RIBEIRO 2016), principalmente, ... -
Propostas emergentes: a videoaula como recurso pedagógico no ensino superior
(2017-11-21)A presente dissertação tem como tema a produção de videoaula.O objetivo de pesquisa é sistematizar um projeto pedagógico para implementar oficina de capacitação docente com foco na produção de videoaula no ensino superior. ... -
O protagonismo do jogar brincando na disciplina complementar de graduação - o ensino do futsal via moodle
(2022-05-31)A dissertação integra a Disciplina Complementar de Graduação (DCG), denominada “O Ensino do Futsal via Moodle” - DEC 1030, dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o Ensino a Distância (EAD), junto ao ... -
Realidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampa
(2023-11-29)O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que ... -
Recursos e atividades do moodle em dispositivos móveis para educação aberta
(2017-08-22)Este trabalho apresenta um estudo do tema tecnologias educacionais em rede operacionáveis em tablets e smartphones para a educação aberta na linha de pesquisa gestão de tecnologias educacionais em rede e área de concentração ... -
Recursos educacionais abertos nas práticas didáticas dos professores de biologia
(2020-08-04)O presente estudo, vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, analisou se ocorreram ou não mudanças no ... -
Recursos educacionais abertos no formato audiovisual: fluência tecnológico-pedagógica em softwares livres
(2018-07-25)Esta pesquisa está situada na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Tem como objetivo geral ... -
Recursos educacionais abertos: estudo de caso da Editora Aberta EduMIX –PE/UFSM
(2019-02-28)O mercado editorial para a educação enfrenta uma acentuada crise em relação aos meios tradicionais de produção de material didático. Isso porque demanda inovações para atender ao perfil dos estudantes que mudou radicalmente ... -
Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores
(2017-01-17)A presente pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa,Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso ... -
Rede colaborativa virtual: conectando saberes entre professores
(2022-01-17)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda a contribuição ... -
Rede de colaboração entre bibliotecas da UNIPAMPA para o compartilhamento de materiais em formato digital acessível para usuários com deficiência visual – uma proposta de implantação
(2019-08-20)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa ... -
Repositório Institucional: políticas para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
(2019-08-19)Os Repositórios Institucionais (RI) virtuais são plataformas que funcionam como uma biblioteca digital destinados ao armazenamento, preservação e comunicação do conhecimento produzido pelas instituições de ensino e pesquisa, ... -
Role playing game (RPG) no ensino fundamental: uma aventura em busca do desenvolvimento psíquico e intelectual
(2019-02-28)O avanço tecnológico proporcionou à sociedade novas formas de se relacionar e de ter acesso às informações. Estes aspectos também influenciaram as relações pessoais e de aprendizagem das crianças, pois elas passaram a ter ... -
Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem
(2016-12-13)Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e apresenta os resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a ... -
Sala virtual de recursos multifuncionais para potencializar o atendimento educacional especializado
(2015-08-11)O presente estudo vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de tecnologias educacionais em rede , do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, pretendeu contribuir com a oferta do Atendimento Educacional ...