Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 26-45 of 185
-
Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola
(2022-08-31)Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a ... -
Da prática à reflexão: o (re)conhecimento dos limites e potencialidades da convergência das TICs aplicadas ao Coaching Universitário
(2017-08-21)Um novo mundo, repleto de dados, conhecimentos e excesso de informação, tecnologias revolucionárias e conexão constante, produziu à Comunicação Social – e essa a ele – mudanças expressivas. E, como não poderia deixar de ... -
Democratização do conhecimento através dos laboratórios de informática nas escolas do campo da 17ª Coordenadoria Regional de Educação do RS
(2018-01-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, nível de Mestrado Profissional, sob a Área de Concentração de Tecnologias ... -
Desenvolvimento de material didático digital de língua inglesa na perspectiva de sala de aula invertida
(2018-08-15)A Internet tem sido um canal de fácil acesso à informação. Nela encontramos uma infinidade de conteúdo: educacional, profissional, recreacional, etc. Com o advento da Web 2.0 (O’ REILLY. T, 2004), a tecnologia tem sido uma ... -
Desenvolvimento de material didático digital para o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva de gêneros e multiletramentos
(2018-08-14)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada apontam lacunas existentes no processo de consumo e de produção de gêneros multimodais na educação básica (MOTTA-ROTH, 2006, 2008; HYLAND, 2003, 2007; MEURER, 2011, ROSE; ... -
Desenvolvimento de objeto educacional para testar a alfabetização digital de estudantes de um curso técnico em informática subsequente - EaD
(2016-08-30)Com a crescente utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação em todos os setores da sociedade, é cada vez maior a demanda por profissionais para dar suporte aos usuários. É necessário, portanto, que estes profissionais ... -
Desenvolvimento de uma estação agroclimatológica de baixo custo: uma proposta de ferramenta tecnológica de apoio ao ensino de disciplinas dos cursos da área agrícola
(2022-08-05)Atualmente, a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano, impactando nas relações sociais e na vida das pessoas e isso se reflete também na educação. Os recursos tecnológicos aliados à Internet podem contribuir ... -
O desenvolvimento profissional corresponsável na formação de professores de língua materna à luz da Teoria Holística da Atividade
(2017-02-15)Este estudo investiga o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC), especialmente, na formação do professor de Língua Materna (LM) à luz da Teoria Holística da Atividade (THA). O DPC consiste em uma concepção ... -
Design para educação a distância: um MOOC para orientar o design gráfico de materiais didáticos digitais
(2023-01-04)With a high demand for distance learning courses (EaD) in the current context, there is also a need to improve the teaching technologies used in the teaching and learning processes, regarding the need to build teaching ... -
Diretrizes para aplicação de realidade aumentada móvel com foco no ensino de ciências da natureza
(2023-04-28)A utilização da tecnologia na educação tem sido amplamente discutida nos dias atuais. Cada vez mais sua inserção como ferramenta de apoio a educação se torna uma importante temática de pesquisa. Entre estas diferentes ... -
Diretrizes para o uso de aplicativos de leitura e escrita na educação especial
(2018-08-28)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da ... -
Dispositivos móveis no ensino médio inovador: um estudo de controvérsias a partir da teoria ator-rede
(2015-07-08)A presente pesquisa parte da demanda de se pensar em uma nova metodologia de trabalho no Ensino Médio Inovador que dê conta das necessidades pedagógicas interdisciplinares, voltada para o uso das tecnologias em rede, ... -
Dispositivos móveis no ensino-aprendizagem de áreas e volumes
(2017-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Com o objetivo geral de ... -
Do it yourself (DIY) videolessons: proposta de material digital para orientar o design de videoaulas para o ensino de inglês como língua adicional
(2022-10-05)O uso de tecnologias digitais, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, e as modalidades de ensino remoto e a distância são alguns dos propulsores da necessidade de se saber usar e produzir videoaulas. As videoaulas ... -
Docência universitária em saúde: tecnologias educacionais e interdisciplinaridade
(2015-07-17)Esta pesquisa apresenta os resultados do uso de um software de planejamento de aulas, com sistema de recomendação via web, para construção de planos de aula, visando auxiliar o docente do ensino superior, da área de ... -
EducAção em Rede JC: metodologia para formação continuada de professores no uso das TIC
(2017-03-28)Esta dissertação, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, resultou na produção, experimentação e análise ... -
Educação musical interativa: recursos da musica visual para as tecnologias educacionais em rede
(2015-06-24)Esta pesquisa tem como escopo a realização de estudos científicos, através dos quais, se possa refletir sobre objetos tecno-estéticos interativos e a produção dos mesmos a fim de explorar suas possibilidades de ... -
Educamídia: formação de professores da rede básica do município de Quevedos - RS
(2024-01-24)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS. Pesquisando sobre a ... -
EJA: desafios e contratempos no período pandêmico
(2023-12-19)Basicamente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são compreendidas como um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet e diferenciam-se das Tecnologias de ... -
English for teens: o redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes
(2023-08-10)Com o início da pandemia do coronavírus, diversas instituições de ensino foram obrigadas a adotar o regime de ensino remoto emergencial, tornando necessário propor materiais didáticos para essa nova realidade. A presente ...