Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 37
-
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
(2015-11-24)A presente pesquisa faz parte da linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM e partiu da reflexão sobre Estilos de Aprendizagem, bem como pela ... -
A integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizações
(2015-09-08)Esta pesquisa, realizada junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede , propôs-se investigar a integração ... -
Dispositivos móveis no ensino médio inovador: um estudo de controvérsias a partir da teoria ator-rede
(2015-07-08)A presente pesquisa parte da demanda de se pensar em uma nova metodologia de trabalho no Ensino Médio Inovador que dê conta das necessidades pedagógicas interdisciplinares, voltada para o uso das tecnologias em rede, ... -
MOOC de redação oficial em LibreOffice Writer
(2016-07-08)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede. Objetiva-se inovar ... -
Atividades de estudo mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação
(2015-07-30)A partir do embasamento teórico da Psicologia sócio-histórica, esta pesquisa investigou como as atividades de estudo, mediadas pelo uso das tecnologias digitais da informação e comunicação contribuíram para o desenvolvimento ... -
Desenvolvimento de objeto educacional para testar a alfabetização digital de estudantes de um curso técnico em informática subsequente - EaD
(2016-08-30)Com a crescente utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação em todos os setores da sociedade, é cada vez maior a demanda por profissionais para dar suporte aos usuários. É necessário, portanto, que estes profissionais ... -
Ser protagonista: produção colaborativa de textos em língua inglesa
(2016-09-23)O ensino de línguas dispõe de inúmeras possibilidades de apoio, visto a grande variedade de tecnologias que acompanham os diversos ambientes de aprendizagem. O presente trabalho, realizado no Mestrado de Tecnologias ... -
Práticas de multiletramentos no contexto escolar: investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de produção textual por meio de narrativas digitais
(2015-08-10)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada (MOTTA-ROTH, 2006, 2008, 2009, 2010; SILVA, 2012; SILVA, PILATI, DIAS, 2010; FUZER, 2012, 2014 entre outros) apontam lacunas no processo de ensino de produção textual no ... -
Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de língua inglesa por meio de jogos digitais
(2016-09-26)O uso de tecnologias em sala de aula tem desafiado constantemente alunos e professores (KENSKI, 2005), haja vista que nesse contexto, há uma nova geração de alunos que já domina os parâmetros tecnológicos (BARBOSA, 2010), ... -
Gestão pedagógica na educação a distância: abordagens e contribuições na formação de professores de línguas para atuar na EaD
(2015-07-22)A presente pesquisa insere-se na linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede MPTER. Nesses passos iniciais encontra-se um ... -
Interfaces acessíveis no moodle baseadas no padrão WCAG 2.0 para alunos cegos
(2015-08-12)Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa de Desenvolvimento em Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, realizando ... -
Inserções e aplicabilidades do moodle como ferramenta de gestão educacional
(2015-08-18)O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, entre a Secretaria ... -
Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores dos anos iniciais
(2015-07-27)Embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm ... -
Educação musical interativa: recursos da musica visual para as tecnologias educacionais em rede
(2015-06-24)Esta pesquisa tem como escopo a realização de estudos científicos, através dos quais, se possa refletir sobre objetos tecno-estéticos interativos e a produção dos mesmos a fim de explorar suas possibilidades de ... -
Produção textual e multimodalidade: uma proposta com realidade aumentada
(2015-08-26)A revolução tecnológica vivenciada pela sociedade contemporânea e o avanço de ferramentas midiáticas evidenciam a necessidade de que a educação também se insira nesse contexto e subsidie suas ações com o auxílio desses ... -
Moodle como ferramenta de gestão educacional aplicada aos professores de educação física
(2015-11-18)O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, com os professores ... -
Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em cursos no Moodle: guia para professores
(2015-12-29)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede e tem como produto final um Conjunto ... -
O lúdico na formação de professores da educação básica na capacitação em TIC
(2015-07-16)O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades ... -
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
(2016-04-11)A sociedade contemporânea é movida pelas tecnologias de informação e comunicação, e a escola de hoje deve acompanhar o processo de modernização que estamos construindo todos os dias. Temos várias manifestações ... -
Henrique e o Robô Dim: gamebook para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de educação financeira infantil
(2016-08-29)Atualmente, há um grande esforço dos governantes e instituições para promover a educação financeira no Brasil, impulsionado pelas políticas sociais e econômicas que vem sendo adotadas. Paralelamente a este movimento, há ...