Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 187
-
Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Tecnologias da informação e comunicação: recursos para as aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental
(2018-11-28)As tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população mundial, elas transformam a sociedade e consequentemente o ensino. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino pode ... -
Potencialidades do uso do moodle na gestão educacional de bolsas Capes do sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)A presente dissertação analisa as potencialidades do uso do Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA) Moodle como ferramenta de apoio à gestão educacional no setor de bolsas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ... -
Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE
(2019-01-07)O presente estudo desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Role playing game (RPG) no ensino fundamental: uma aventura em busca do desenvolvimento psíquico e intelectual
(2019-02-28)O avanço tecnológico proporcionou à sociedade novas formas de se relacionar e de ter acesso às informações. Estes aspectos também influenciaram as relações pessoais e de aprendizagem das crianças, pois elas passaram a ter ... -
Proposta de diretrizes sobre o uso e o desenvolvimento de jogos digitais para professores em formação inicial de língua inglesa
(2018-08-16)No âmbito do contexto digital, é possível os seus usuários adquirirem novos conhecimentos de maneira dinâmica e diferenciada envolvendo diferentes sistemas semióticos (GEE, 2007; 2008). Dentre os diversos recursos que podem ... -
O uso do avea moodle na capacitação da gestão das secretarias administrativas das unidades de ensino da UFSM
(2019-02-27)Trata-se de uma pesquisa que investigou e analisou como se dá a utilização do Moodle por parte dos gestores que atuam nas Secretarias Administrativas das unidades de ensino da Universidade Federal de Santa Maria,RS, ... -
Desenvolvimento de material didático digital de língua inglesa na perspectiva de sala de aula invertida
(2018-08-15)A Internet tem sido um canal de fácil acesso à informação. Nela encontramos uma infinidade de conteúdo: educacional, profissional, recreacional, etc. Com o advento da Web 2.0 (O’ REILLY. T, 2004), a tecnologia tem sido uma ... -
Implantação de um repositório para produção acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Júlio de Castilhos
(2018-08-29)Com o mundo imerso em um cenário de constantes avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação, hoje tem-se a disposição as mais variadas formas de acesso à informação e conhecimento, possibilitando ao meio acadêmico ... -
Curtir, compartilhar, aprender e ensinar: possibilidades de uso do facebook como ambiente de ensino-aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
(2018-08-07)Em uma época em que o acesso a informação não está restrito a ambientes escolares, surgem novas formas de ensino-aprendizagem. O conjunto de informação, conhecimento, economia e cultura forma a chamada sociedade em rede ... -
Diretrizes para o uso de aplicativos de leitura e escrita na educação especial
(2018-08-28)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da ... -
Competência informacional em um contexto de educação aberta: um portal de conteúdos para o sistema de bibliotecas da UFSM - SiB-UFSM
(2018-12-14)Este trabalho apresenta a construção de um Portal de conteúdos de desenvolvimento de Competências Informacionais para o Sistema de Bibliotecas da UFSM, bem como um curso modelo em três módulos. O Portal foi elaborado ... -
Recursos educacionais abertos no formato audiovisual: fluência tecnológico-pedagógica em softwares livres
(2018-07-25)Esta pesquisa está situada na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Tem como objetivo geral ... -
O projeto aluno monitor da sala de informática nas escolas da rede municipal de Santa Maria: reflexos de uma formação
(2018-07-04)A habilitação de alunos monitores para atuar nas salas de informática, auxiliando na integração das tecnologias educacionais em rede à prática pedagógica dos professores das escolas municipais de Santa Maria é o tema ... -
Implementação das tecnologias educacionais na rede municipal de ensino de Santa Maria: desafios da continuidade
(2018-07-04)A presente pesquisa, elaborada na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso de Mestrado ... -
Mediação do pensamento computacional e programação no processo de interação das crianças na educação infantil
(2018-07-13)Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Com o objetivo de investigar ... -
O uso das TIC na promoção da acessibilidade de estudantes disléxicos na UFSM
(2018-08-30)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade ... -
Gestão de revistas científicas acadêmicas: implantação de um Template nas revistas Educação e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
(2018-11-09)A pesquisa analisou a inserção de um template para o recebimento de artigos enviados aos periódicos Educação (UFSM) e Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, via Sistema ... -
A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes
(2018-03-13)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Desenvolvimento de material didático digital para o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva de gêneros e multiletramentos
(2018-08-14)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada apontam lacunas existentes no processo de consumo e de produção de gêneros multimodais na educação básica (MOTTA-ROTH, 2006, 2008; HYLAND, 2003, 2007; MEURER, 2011, ROSE; ...