Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por assunto "GeoGebra"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Perímetro e área: uma engenharia didática utilizando o GeoGebra sob o olhar das representações semióticas
(2015-08-24)Esta dissertação coloca como questão norteadora de pesquisa: Uma abordagem dinâmica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de geometria para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, relativa aos conceitos de ... -
Uma análise da contribuição do GeoGebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes
(2017-08-31)Este trabalho partiu do objetivo em investigar e verificar o quanto applets produzidos com o software GeoGebra podem contribuir para tornar o cálculo de área e volume, das principais figuras estudadas durante a Educação ... -
Mobilizações de registros de representação semiótica no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra
(2017-10-27)Esta pesquisa procurou responder a seguinte questão: “Como os registros de representação semiótica são mobilizados na abordagem de trigonometria no triângulo retângulo com o auxilio do software GeoGebra, a partir de uma ... -
Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
(2016-08-24)Esta pesquisa teve como objetivo averiguar os subsunçores sobre conceitos de variação existentes em alunos ingressantes no curso de Matemática, bem como propor alternativas que possibilitassem uma aprendizagem significativa ... -
Teoria das situações didáticas: uma proposta para o ensino da função quadrática em suas formas canônica e fatorada
(2022-02-24)Considerando os estudos analisados ao longo do desenvolvimento da revisão bibliográfica deste trabalho, envolvendo a solução de equações do segundo grau, sendo estas associadas à busca das raízes de funções quadráticas ... -
A construção de mosaicos no plano por um aluno com transtorno do espectro autista
(2018-08-23)A presente pesquisa teve como objetivo verificar indícios de aprendizagem significativa em mosaicos construídos no plano, como produto de transformações geométricas com polígonos regulares, por um aluno com o Transtorno ... -
Constituição de zona de desenvolvimento proximal na aprendizagem de conceitos geométricos em alunos de anos iniciais tendo o GeoGebra como instrumento mediador
(2015-11-25)Este trabalho compreende as tecnologias como construtos humanos, constituindo-se como tal no processo de objetivação, que quando compartilhados, passam a ter uma função específica no interior da prática social. Dentre as ... -
Construções com régua e compasso envolvendo lugares geométricos: uma proposta dinâmica aliada a teoria de registros de representação semiótica
(2016-08-24)O foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares ... -
Análise de questões de matemática do Enem: uma proposta de utilização do geogebra na perspectiva ausubeliana
(2016-12-21)Esta dissertação descreve os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as contribuições da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular o software GeoGebra, no processo de aquisição de ... -
Análise de erros na resolução de questões da OBMEP: uma proposta de utilização do GeoGebra como recurso didático
(2019-08-29)Esta dissertação tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições da análise de erros e do GeoGebra para a apropriação/diferenciação das grandezas perímetro e área? Para responder o questionamento, inicialmente ... -
Uma análise dos processos visuais na apreensão de conceitos da geometria fractal
(2022-10-04)Alguns princípios da Geometria Euclidiana são desenvolvidos na escola básica, como por exemplo, conceitos de figuras planas, áreas e volumes. Considerando algumas estruturas que estão presentes na natureza, como por ...