UEPS para a investigação da educação financeira na educação de jovens e adultos (EJA)
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Data
2021-12-06Primeiro membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Segundo membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Terceiro membro da banca
Rachelli, Janice
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Financeira é um processo de ensino no qual sujeitos inseridos e atuantes em sociedade melhoram sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessárias para tomar decisões conscientes. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo produzir unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para o ensino da Educação Financeira com situações didáticas interdisciplinares que enfatizem a Literacia Financeira e os Registros de Representação Semiótica para a Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, é realizada uma pesquisa qualitativa com caráter teórico exploratório de cunho bibliográfico. A pesquisa toma como fonte de dados uma metanálise que tem função de embasamento para produção de um material didático fundamentado metodologicamente na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira, em especial, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. O material didático é constituído por quatro unidades de ensino para os anos finais do Ensino Fundamental, cada uma envolvendo uma temática da Educação Financeira em relação a situações do cotidiano das operações econômicas e financeiras no viés educacional, valorizando uma vida equilibrada e sustentável diante da tomada de decisões e mobilizando Registros de Representação Semiótica. As análises realizadas indicam que ao discutir a Educação Financeira, é perceptível a relevância da temática da tomada de decisão como critério fundamental nas ações que envolvem o bom uso dos recursos financeiros para promover sucesso pessoal com os rendimentos mensais, bem como, que as propostas didáticas envolviam comumente situações de consumo do ambiente dos jovens e adultos com intuito de simular e provocar aspectos reflexivos no processo de deliberação financeira. É esperado que as unidades de ensino de Matemática envolvam, cada vez mais, a mobilização de distintos registros, buscando relações entre conceito/conteúdos diante de situações econômico-financeiras.
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