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dc.contributor.advisorSandalowski, Mari Cleise
dc.creatorFranco, Caroline Zollim
dc.date.accessioned2022-02-21T12:42:27Z
dc.date.available2022-02-21T12:42:27Z
dc.date.issued2022-02-04
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationFRANCO, C. Z. Educação em tempos de pandemia: um estudo sobre as dinâmicas de transposição didático-pedagógicas entre as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23696
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe pandemic, caused by the CORONA-VIRUS, started in 2019 and, still in 2022, makes its effects society, especially those related to human interactions. Since the beginning, the only possible contingency to reduce its spread was social distancing, being implemented in several existing institutions, both public and private, including the educational ones. This movement can be analyzed from a macro-sociological perspective (when analyzing a broad spectrum of implementations of provisional measures and State and Federal executive laws) and from micro-social practices (with regard to the interactional aspects of the symbolic field). . In this sense, the objective of this study is to analyze the didactic-pedagogical practices adopted by public and private educational institutions, their main differences and motivations, understanding the reflection of the economic relations of social inequalities experienced in the capitalist mode of production, in the State of Rio Grande do Sul. The history of Brazilian education demonstrates that it directly interconnects the educational system and its guidelines according to the political-economic needs as they are being evidenced in the country, to address this issue we will use Caio Prado Júnior and Amarílio Ferreira. Understanding the reflection of these social inequalities in relation to the implementation of educational models and their dynamics in power relations in the symbolic field, linking capital, culture, access possibilities or detriment, we will use Pierre Bourdieu, István Mészáros and Vania Bambirra for analysis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesigualdades sociaispor
dc.subjectPúblicopor
dc.subjectPrivadopor
dc.subjectEscolaridadepor
dc.subjectSocial differenceseng
dc.subjectPubliceng
dc.subjectPrivateeng
dc.subjectSchoolingeng
dc.titleEducação em tempos de pandemia: um estudo sobre as dinâmicas de transposição didático-pedagógicas entre as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeEducation in times of pandemics - a study about the didactic-pedagogic transposition dynamics between public and private schools at the state of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoA pandemia, ocasionada pelo CORONA-VÍRUS, iniciou em 2019 e, ainda em 2022, faz sentir seus efeitos nos diversos campos da sociedade, em especial naqueles relativos às interações humanas. Desde então, a única contingência possível para diminuir a sua propagação foi o distanciamento social, sendo implementado em diversas instituições existentes, tanto públicas quanto privadas, dentre elas as educacionais. Este movimento pode ser analisado tanto a partir de uma perspectiva macro-sociológica (quando analisado um espectro amplo de implementações de medidas provisórias e leis do executivo Estadual e Federal) quanto de práticas micro-sociais (no que tange os aspectos interacionais do campo simbólico). Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar as práticas didático-pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino públicas e privadas, suas principais diferenças e motivações, compreendendo o reflexo das relações econômicas de desigualdades sociais vivenciadas no modo de produção capitalista, no Estado do Rio Grande do Sul. A história da educação brasileira demonstra interligar diretamente o sistema educacional e suas diretrizes de acordo com as necessidades político-econômicas conforme vão sendo evidenciadas no país, para abordar esta questão utilizaremos Caio Prado Júnior e Amarílio Ferreira. Compreendendo o reflexo destas desigualdades sociais em relação às implementações dos modelos educacionais e suas dinâmicas nas relações de poder no campo simbólico, ligando capital, cultura, possibilidades de acesso ou detrimento das mesmas, utilizaremos para análise Pierre Bourdieu, István Mészáros e Vania Bambirra.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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