dc.contributor.advisor | Sandalowski, Mari Cleise | |
dc.creator | Franco, Caroline Zollim | |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T12:42:27Z | |
dc.date.available | 2022-02-21T12:42:27Z | |
dc.date.issued | 2022-02-04 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | FRANCO, C. Z. Educação em tempos de pandemia: um estudo sobre as dinâmicas de transposição didático-pedagógicas entre as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)-
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23696 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The pandemic, caused by the CORONA-VIRUS, started in 2019 and, still in 2022,
makes its effects society, especially those related to human interactions. Since the beginning,
the only possible contingency to reduce its spread was social distancing, being implemented
in several existing institutions, both public and private, including the educational ones.
This movement can be analyzed from a macro-sociological perspective (when
analyzing a broad spectrum of implementations of provisional measures and State and Federal
executive laws) and from micro-social practices (with regard to the interactional aspects of the
symbolic field). .
In this sense, the objective of this study is to analyze the didactic-pedagogical
practices adopted by public and private educational institutions, their main differences and
motivations, understanding the reflection of the economic relations of social inequalities
experienced in the capitalist mode of production, in the State of Rio Grande do Sul.
The history of Brazilian education demonstrates that it directly interconnects the
educational system and its guidelines according to the political-economic needs as they are
being evidenced in the country, to address this issue we will use Caio Prado Júnior and
Amarílio Ferreira.
Understanding the reflection of these social inequalities in relation to the
implementation of educational models and their dynamics in power relations in the symbolic
field, linking capital, culture, access possibilities or detriment, we will use Pierre Bourdieu,
István Mészáros and Vania Bambirra for analysis. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desigualdades sociais | por |
dc.subject | Público | por |
dc.subject | Privado | por |
dc.subject | Escolaridade | por |
dc.subject | Social differences | eng |
dc.subject | Public | eng |
dc.subject | Private | eng |
dc.subject | Schooling | eng |
dc.title | Educação em tempos de pandemia: um estudo sobre as dinâmicas de transposição didático-pedagógicas entre as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Education in times of pandemics - a study about the didactic-pedagogic transposition dynamics between public and private schools at the state of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | A pandemia, ocasionada pelo CORONA-VÍRUS, iniciou em 2019 e, ainda em 2022,
faz sentir seus efeitos nos diversos campos da sociedade, em especial naqueles relativos às
interações humanas. Desde então, a única contingência possível para diminuir a sua
propagação foi o distanciamento social, sendo implementado em diversas instituições
existentes, tanto públicas quanto privadas, dentre elas as educacionais.
Este movimento pode ser analisado tanto a partir de uma perspectiva
macro-sociológica (quando analisado um espectro amplo de implementações de medidas
provisórias e leis do executivo Estadual e Federal) quanto de práticas micro-sociais (no que
tange os aspectos interacionais do campo simbólico).
Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar as práticas didático-pedagógicas
adotadas pelas instituições de ensino públicas e privadas, suas principais diferenças e
motivações, compreendendo o reflexo das relações econômicas de desigualdades sociais
vivenciadas no modo de produção capitalista, no Estado do Rio Grande do Sul.
A história da educação brasileira demonstra interligar diretamente o sistema
educacional e suas diretrizes de acordo com as necessidades político-econômicas conforme
vão sendo evidenciadas no país, para abordar esta questão utilizaremos Caio Prado Júnior e
Amarílio Ferreira.
Compreendendo o reflexo destas desigualdades sociais em relação às implementações
dos modelos educacionais e suas dinâmicas nas relações de poder no campo simbólico,
ligando capital, cultura, possibilidades de acesso ou detrimento das mesmas, utilizaremos para
análise Pierre Bourdieu, István Mészáros e Vania Bambirra. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |