dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Casanova, Rodson Oldani | |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T12:43:29Z | |
dc.date.available | 2022-02-21T12:43:29Z | |
dc.date.issued | 2022-02-14 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | CASANOVA, R. O. No ritmo da aprendizagem: a abordagem cultural como proposta pedagógica no ensino de sociologia. 2022. 26 p.
Artigo de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)-
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23699 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This article proposes introducing the relevance Hip-Hop culture as a part of the artistic manifestation that pursues to remodel the reality of the students in the scholarly ambit throug education. Constitutive element of the Hip-Hop culture, Rap music narrates the real, the problems, and the anxiety of most periphery youth, whiling to be a pedagogical agent in the construction of perceptions of place, denunciations of social ills, and also as an aesthetic concept of freedom, that through urban art creates a unique identity that brings belonging and self-esteem to a generation historically attributed to negative values mainly to working-class youngs. Thus, this article will make a historical analysis through the formation of these young and the construction of Hip-Hop, concluding with the necessary insertion of the art as a language and dialogic element in the construction of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Hip hop | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.title | No ritmo da aprendizagem: a abordagem cultural como proposta pedagógica no ensino de sociologia | por |
dc.title.alternative | The learning rhythm: the cultural approach as pedagogic propose in sociology teaching. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | O presente artigo propõe trazer a relevância da cultura Hip-Hop como parte constituinte das manifestações artísticas que buscam através da educação transformar a realidade dos estudantes no âmbito escolar. Elemento constitutivo da cultura Hip-Hop, a música Rap narra a realidade, as dificuldades e os anseios de grande parte da juventude das periferias, podendo ser um agente pedagógico na construção de percepções de lugar, nas denúncias das mazelas sociais, e também como conceito estético de liberdade, que através da arte urbana cria uma identidade única que traz pertencimento e autoestima a uma geração que historicamente é atribuída valores negativos, principalmente aos jovens pertencidos à classe trabalhadora. Desta forma, será feito um percurso histórico através da formação das juventudes e da construção do movimento Hip-Hop, concluindo com a necessária inserção da arte como linguagem e elemento dialógico na construção do conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |