Show simple item record

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorCasanova, Rodson Oldani
dc.date.accessioned2022-02-21T12:43:29Z
dc.date.available2022-02-21T12:43:29Z
dc.date.issued2022-02-14
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationCASANOVA, R. O. No ritmo da aprendizagem: a abordagem cultural como proposta pedagógica no ensino de sociologia. 2022. 26 p. Artigo de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23699
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis article proposes introducing the relevance Hip-Hop culture as a part of the artistic manifestation that pursues to remodel the reality of the students in the scholarly ambit throug education. Constitutive element of the Hip-Hop culture, Rap music narrates the real, the problems, and the anxiety of most periphery youth, whiling to be a pedagogical agent in the construction of perceptions of place, denunciations of social ills, and also as an aesthetic concept of freedom, that through urban art creates a unique identity that brings belonging and self-esteem to a generation historically attributed to negative values mainly to working-class youngs. Thus, this article will make a historical analysis through the formation of these young and the construction of Hip-Hop, concluding with the necessary insertion of the art as a language and dialogic element in the construction of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectHip hoppor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectArteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSociologyeng
dc.titleNo ritmo da aprendizagem: a abordagem cultural como proposta pedagógica no ensino de sociologiapor
dc.title.alternativeThe learning rhythm: the cultural approach as pedagogic propose in sociology teaching.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO presente artigo propõe trazer a relevância da cultura Hip-Hop como parte constituinte das manifestações artísticas que buscam através da educação transformar a realidade dos estudantes no âmbito escolar. Elemento constitutivo da cultura Hip-Hop, a música Rap narra a realidade, as dificuldades e os anseios de grande parte da juventude das periferias, podendo ser um agente pedagógico na construção de percepções de lugar, nas denúncias das mazelas sociais, e também como conceito estético de liberdade, que através da arte urbana cria uma identidade única que traz pertencimento e autoestima a uma geração que historicamente é atribuída valores negativos, principalmente aos jovens pertencidos à classe trabalhadora. Desta forma, será feito um percurso histórico através da formação das juventudes e da construção do movimento Hip-Hop, concluindo com a necessária inserção da arte como linguagem e elemento dialógico na construção do conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.