A gestão da avaliação da aprendizagem na graduação em educação a distância de uma universidade privada da grande Porto Alegre (RS)
Abstract
Esta pesquisa buscou analisar os processos de avaliação da aprendizagem na graduação a distância (EaD), de uma Universidade Privada, localizada na Grande Porto Alegre (RS). Através de breve contextualização da EaD e da legislação vigente para a modalidade no quesito avaliação, procurou-se situar o leitor em um panorama geral e, a partir de análise documental e relato de experiência, pretendeu-se analisar os processos avaliativos implementados na Instituição pesquisada e quais seus impactos na gestão pedagógica e acadêmica. Os resultados são apresentados sob a forma de categorias de análise dos diferentes processos de avaliação utilizados e suas implicações na gestão dos mesmos. Observou-se, com os resultados, que para atender à crescente demanda pela modalidade à distância é imprescindível que se tenha processos bem articulados quanto às avaliações, de modo que os alunos tenham os resultados em pouco tempo. Esse é o maior desafio que se apresenta, visto que para aperfeiçoar o processo de avaliação da aprendizagem é necessário que se humanize e personalize cada vez a aprendizagem e seus métodos avaliativos, tornando processos automáticos excessivamente impessoais e mecânicos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]