Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por orientadores "Ribeiro, José Iran"
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
-
Ensino de História a partir de questões do Enem: avaliação e interculturalidade
(2020-04-06)O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído como política pública de ingresso ao ensino superior a partir de 2009, assim como os tradicionais vestibulares, acabam condicionando o ensino de História das redes ... -
Metodologias ativas no ensino de história: sala de aula invertida aplicada no ensino médio na Escola Marista de Santa Maria - RS
(2019-01-15)Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, ... -
Por um ensino de várias cores: formação de professores à luz da história cultura afro-brasileira e africana
(2016-08-30)A lei federal nº 10.639, promulgada em 2003, que prevê a inserção nos currículos escolares do estudo da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, surge como instrumento e oportunidade para promoção de ações afirmativas ... -
As mulheres maravilha brasileiras vão à sala de aula: história, lutas e conquistas dos direitos das mulheres no Brasil
(2018-12-12)Esta dissertação de mestrado é o resultado de leituras e pesquisas, realizadas a partir da experiência da pesquisadora como mulher e educadora da educação básica na rede pública de ensino em cidades na periferia do estado ... -
Ensino de história local: uma história didática de Santa Maria e região
(2016-09-08)Esse trabalho tem por objetivo expor a importância do ensino de História local na construção de sujeitos históricos. A partir da argumentação, pretende-se apresentar como produto da discussão, um livro didático sobre a ...