O ensino da shoah/holocausto. Proposta de sequências didáticas para abordar temas sensíveis em sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2021-09-27Primeiro membro da banca
Borin, Marta Rosa
Segundo membro da banca
Carvalho, Vinck Vitório Ribeiro de
Terceiro membro da banca
Mazzardo, Mara Denize
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nossa pesquisa teve por interesse a grande temática dos “desastres”. No decorrer do levantamento bibliográfico decidimos por bem trabalhar com o ensino da Shoah/Holocausto. O pequeno número de trabalhos no âmbito de ensino de história não era condizente com a importância da temática. Por meio de algumas iniciativas legislativas e com a aprovação e entrada em vigor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) notamos que deveríamos articular a educação por competências (e habilidades) com a perspectiva teórica de consciência histórica e formação histórica de sentido do historiador Jörn Rüsen. O problema de pesquisa consistiu na seguinte questão: como abordar o “tema-habilidade”: práticas de extermínio em sala de aula, por meio de uma sequência didática? Nosso objetivo foi a elaboração de um produto que pudesse articular os pressupostos teóricos do ensino de história, com uma razoável fundamentação na historiografia e o delineamento de dinâmicas factíveis de serem realizadas em sala de aula. Para essa problematização de assuntos sensíveis buscamos mais aportes teóricos na chamada “burdening history”. O trabalho contou com uma pesquisa bibliográfica, incluindo buscas nos bancos de dissertações e teses da CAPES, IBICT e ProfHistória, além de artigos publicados em periódicos. Também se efetuou uma pesquisa documental, relativa as legislações vigentes, documentos curriculares, etc. A sequência didática intitulada de “Shoah/Holocausto em perspectiva” foi elaborada a partir de uma atividade disponibilizada pelo United States Holocaust Monument Museum (USHMM), seguindo as diretrizes da própria entidade. Como resultados acreditamos termos contribuído com a disponibilização de um produto educacional com licença aberta e passível de ser adaptado e modificado às diferentes realidades e contextos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: