Os muros de Runeterra: os desafios de gênero enfrentados pelas jogadoras de League of Legends
Resumo
A popularização dos jogos digitais tem contribuído para a ascensão desse tema em estudos acadêmicos e, durante a pandemia, observou-se um crescimento do mercado de games, em que o público feminino tem representado a maior porcentagem de jogadores no cenário brasileiro. Diante disso, esta pesquisa visa compreender as vivências de jogadoras de League of Legends (LoL) dentro da plataforma do jogo, além de discutir, de maneira teórica, a temática dos jogos a partir dos métodos etnográficos. Assim, a partir da inserção da pesquisadora no LoL, foi possível entender como desenvolvem-se as relações sociais no ambiente virtual do jogo e elaborar um formulário online, através do Google Forms, com perguntas sobre as experiências das jogadoras. Posteriormente, entrevistas semiestruturadas, sobre a presente temática, foram realizadas nos formatos online e presencial com as mulheres que se disponibilizaram para esta etapa. Como resultado, diante das respostas do formulário e dos relatos, as mulheres apontaram atitudes tóxicas vindas por parte dos jogadores homens, como: situações de assédio, machismo e violência de gênero. Tais situações, consequentemente, fizeram com que as jogadoras se afastassem e até mesmo desistissem de jogar LoL, enquanto outras descreveram estratégias adotadas diante de alguma situação desconfortável. Este estudo, portanto, aponta que o princípio básico de jogo foi corrompido devido ao empecilho à diversão das jogadoras. Ademais, para disseminar conhecimentos sobre esse tema, necessitou-se revisar bibliografias sobre Game Studies, estudos de gênero e masculinidades.
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