dc.contributor.advisor | Almeida, Francis Moraes de | |
dc.creator | Gomes, Kethlyn Martinez | |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T11:41:43Z | |
dc.date.available | 2022-03-04T11:41:43Z | |
dc.date.issued | 2022-02-18 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | GOMES, K. M. Os muros de Runeterra: os desafios de gênero enfrentados pelas jogadoras de League of Legends. 2022. 65 p.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)-
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23748 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The popularization of digital games has contributed to the ascension of academic research on the subject and, during the pandemic, it has been noticed a rise in the gaming market, and the female public has shown the highest percentage of players in the Brazilian game scene. Therefore, this research aims to comprehend the experiences of female players of League of Legends (LoL) in addition to discussing, in a theoretical way, the theme of games based on ethnographic methods. Thus, with the insertion of the researcher in LoL, it was possible to understand how social relationships are developed in the virtual environment of the game and to elaborate an online form, through Google Forms, with questions about the experiences of the players. Later, semi-structured interviews on the present theme were carried out in online and face-to-face formats with the women who made themselves available for this stage. As a result, in view of the responses to the form and the reports, the women pointed out toxic attitudes from male players, such as: situations of harassment, sexism and gender violence. Such situations caused female players to lose interest in the game, even quitting LoL altogether, while others described their strategies when facing a similar situation. This study, therefore, points out that the basic principle of the game was corrupted due to the impediment to the fun of the players. Furthermore, to disseminate knowledge on this topic, it was necessary to review bibliographies on Game Studies, gender and masculinity studies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | League of legends | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Game studies | eng |
dc.title | Os muros de Runeterra: os desafios de gênero enfrentados pelas jogadoras de League of Legends | por |
dc.title.alternative | The walls of Runeterra: the gender-related challenges faced by League of Legends players | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | A popularização dos jogos digitais tem contribuído para a ascensão desse tema em estudos acadêmicos e, durante a pandemia, observou-se um crescimento do mercado de games, em que o público feminino tem representado a maior porcentagem de jogadores no cenário brasileiro. Diante disso, esta pesquisa visa compreender as vivências de jogadoras de League of Legends (LoL) dentro da plataforma do jogo, além de discutir, de maneira teórica, a temática dos jogos a partir dos métodos etnográficos. Assim, a partir da inserção da pesquisadora no LoL, foi possível entender como desenvolvem-se as relações sociais no ambiente virtual do jogo e elaborar um formulário online, através do Google Forms, com perguntas sobre as experiências das jogadoras. Posteriormente, entrevistas semiestruturadas, sobre a presente temática, foram realizadas nos formatos online e presencial com as mulheres que se disponibilizaram para esta etapa. Como resultado, diante das respostas do formulário e dos relatos, as mulheres apontaram atitudes tóxicas vindas por parte dos jogadores homens, como: situações de assédio, machismo e violência de gênero. Tais situações, consequentemente, fizeram com que as jogadoras se afastassem e até mesmo desistissem de jogar LoL, enquanto outras descreveram estratégias adotadas diante de alguma situação desconfortável. Este estudo, portanto, aponta que o princípio básico de jogo foi corrompido devido ao empecilho à diversão das jogadoras. Ademais, para disseminar conhecimentos sobre esse tema, necessitou-se revisar bibliografias sobre Game Studies, estudos de gênero e masculinidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |