Metodologias ativas no ensino de história: aprendendo e ensinando a partir da pesquisa
Visualizar/ Abrir
Data
2021-11-05Primeiro membro da banca
Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Segundo membro da banca
Benetti, Viviana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente material tem por finalidade compartilhar proposta metodológica, voltada ao ensino de História, fruto de experiência realizada previamente junto a uma escola da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul, região central do estado do Rio Grande do Sul, que resultou positivamente para posterior proposta de produto junto ao Mestrado em Ensino de História - PROFHISTÓRIA. A proposta de prática aqui apresentada alicerça-se em três pilares: Metodologias Ativas, Pedagogia de Projetos e Ensino pela Pesquisa. O Projeto Piloto teve aplicação no período de um trimestre, durante o ano letivo de 2018. Os estudantes escolhidos para vivenciarem esta experiência pertenciam ao 8º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Sagrado Coração de Jesus, localizada na Vila Piquiri, distante 34 km da área central de Cachoeira do Sul. Para a concretização deste relato foram utilizados estudos de diversos pensadores clássicos da Educação, com suas teorias referentes aos métodos propostos, bem como, atuais, através de suas visões contemporâneas sobre o tema. Objetiva-se com este relato a provocação de debate sobre o fazer educacional, diante dos desafios que o ensino vem encontrando ao longo dos tempos, bem como, conduzir a reflexão sobre o modus operandi docente e os métodos utilizados para promover a construção do conhecimento, em especial no ensino de História. E, não menos importante, compartilhar a experiência vivida com o intuito de estimular, cada vez mais alternativas para produção de conhecimento por meio do ensino em todas as suas etapas de formação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: