Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Cleber Augusto A'Costa de
dc.date.accessioned2022-03-04T17:31:14Z
dc.date.available2022-03-04T17:31:14Z
dc.date.issued2021-11-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23750
dc.description.abstractThe purpose of this material is to share a methodological proposal, aimed at teaching History, the result of an experience previously carried out with a school in the municipal teaching network in Cachoeira do Sul, central region of the state of Rio Grande do Sul, which resulted positively for a later product proposal with the Master's Degree in History Teaching - PROFHISTÓRIA. The practice proposal presented here is based on three pillars: Active Methodologies, Project Pedagogy and Teaching through Research. The Pilot Project was applied in a period of one quarter, during the 2018 school year. The students chosen to experience this experience belonged to the 8th year of Elementary School I, at the Sagrado Coração de Jesus School, located in Vila Piquiri, 34 km away from central area of Cachoeira do Sul. For the realization of this report, studies of several classical thinkers of Education were used, with their theories referring to the proposed methods, as well as current ones, through their contemporary views on the subject. The aim of this report is to provoke debate on educational practice, given the challenges that teaching has been facing over time, as well as to lead a reflection on the modus operandi of teaching and the methods used to promote the construction of knowledge, especially in the teaching of history. And, no less important, sharing the lived experience in order to encourage more and more alternatives for the production of knowledge through teaching at all stages of training.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfHistóriapor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectPedagogia de projetospor
dc.subjectEnsino pela pesquisapor
dc.subjectProf Historyeng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectProject pedagogyeng
dc.subjectTeaching through researcheng
dc.titleMetodologias ativas no ensino de história: aprendendo e ensinando a partir da pesquisapor
dc.title.alternativeActive methodologies in history teaching: learning and teaching from researcheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente material tem por finalidade compartilhar proposta metodológica, voltada ao ensino de História, fruto de experiência realizada previamente junto a uma escola da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul, região central do estado do Rio Grande do Sul, que resultou positivamente para posterior proposta de produto junto ao Mestrado em Ensino de História - PROFHISTÓRIA. A proposta de prática aqui apresentada alicerça-se em três pilares: Metodologias Ativas, Pedagogia de Projetos e Ensino pela Pesquisa. O Projeto Piloto teve aplicação no período de um trimestre, durante o ano letivo de 2018. Os estudantes escolhidos para vivenciarem esta experiência pertenciam ao 8º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Sagrado Coração de Jesus, localizada na Vila Piquiri, distante 34 km da área central de Cachoeira do Sul. Para a concretização deste relato foram utilizados estudos de diversos pensadores clássicos da Educação, com suas teorias referentes aos métodos propostos, bem como, atuais, através de suas visões contemporâneas sobre o tema. Objetiva-se com este relato a provocação de debate sobre o fazer educacional, diante dos desafios que o ensino vem encontrando ao longo dos tempos, bem como, conduzir a reflexão sobre o modus operandi docente e os métodos utilizados para promover a construção do conhecimento, em especial no ensino de História. E, não menos importante, compartilhar a experiência vivida com o intuito de estimular, cada vez mais alternativas para produção de conhecimento por meio do ensino em todas as suas etapas de formação.por
dc.contributor.advisor1Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689442989367017por
dc.contributor.referee1Santos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.contributor.referee2Benetti, Viviana
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122009098732294por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International