Mostrar registro simples

dc.creatorAraújo, Márcia Eliana Migotto
dc.date.accessioned2022-03-23T11:58:07Z
dc.date.available2022-03-23T11:58:07Z
dc.date.issued2007-06-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23848
dc.description.abstractThis research was developed in the Course of Master's degree in Education, of Santa Maria's Federal University / UFSM, in Pesquisa Formation's Line, Know and Professional Development. Our objective was to verify which they are the teachers' of Philosophy of the state net of medium teaching of Santa Maria's city formative needs, starting from the analysis of the questionnaires sent to the teachers. The specific objectives were: 1 - to identify which the modalities of continuous formation are offered to the teachers of Philosophy of the state net of medium teaching of Santa Maria's city; 2 - to verify the teachers' of Philosophy of the state net of medium teaching of Santa Maria's city formative needs is assisting to the teachers' needs for the courses of continuous formation, offered by the schools of performance; 3 - to understand as the teachers of Philosophy is facing the changes of the medium teaching and of the discipline Philosophy in the state net of medium teaching of Santa Maria's city - 8th HAVE FAITH (Regional Coordenadoria of Education). The approach is qualitative and the used instruments werw a form and a questionnaire. To present research it presents a reading of the the teachers' of Philosophy formative needs in the state net of medium teaching of Santa Maria's city, starting from the teachers' description. Our reading, in certain sense, "the certain distance" was accomplished, because we just analyzed the teachers' considerations starting from the questionnaires for them answered. At the end, we approached some subjects of the teaching of the Philosophy and his/her reality in Santa Maria's city, starting from the descriptions done by the teachers in the questionnaire. We noticed that many are the presented subjects: in relation to the teaching of the Philosophy, a teaching prevails returned for the philosophical reflection. In relation to the conditions of the educational work, they come, in general, scarce resources, low wages, interdisciplinaridade lack, teachers and unfounded students. To conclude, we present some final considerações that we think to be opportune on the education of the Philosophy and the professors of the related one discipline.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectNecessidades formativaspor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectFormative needseng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleUm estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Mariapor
dc.title.alternativeA study about the teachers' of Philosophy formative needs in the state net of medium teaching of Santa Maria's cityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são as necessidades formativas dos professores de Filosofia da rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria, a partir da análise dos questionários enviados aos professores. As questões de pesquisa foram: 1- Identificar quais as modalidades de formação continuada são oferecidas aos professores de Filosofia da rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria; 2- Verificar se as necessidades formativas dos professores de Filosofia da rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria estão atendendo às necessidades dos docentes pelos cursos de formação continuada, oferecidos pelas escolas de atuação; 3- Compreender como os professores de Filosofia estão enfrentando as mudanças do ensino médio e da disciplina Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria - 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação). A abordagem é qualitativa e os instrumentos utilizados foram um formulário e um questionário. A presente pesquisa apresenta uma leitura das necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria, a partir da descrição de professores. Nossa leitura, em determinado sentido, foi realizada “a certa distância”, pois apenas analisamos as considerações dos professores a partir dos questionários por eles respondidos. Abordamos algumas questões do ensino da Filosofia e sua realidade na cidade de Santa Maria, a partir das descrições feitas pelos professores no questionário. Percebemos que muitas são as questões apresentadas: em relação ao ensino da Filosofia, prevalece um ensino voltado para a reflexão filosófica. Em relação às condições do trabalho docente, apresentam-se, em geral, escassos recursos, salários baixos, falta de interdisciplinaridade, professores e alunos desmotivados. Discutimos também questões relacionadas ao ensino da disciplina de Filosofia e sua inclusão definitiva no currículo do ensino médio no Brasil. O estudo traz autores que escrevem sobre a Filosofia e seu ensino, entre eles Gallo (2000), Cerletti (2004), Ghedin (2002), Favaretto (2004) bem como autores que discutem sobre a análise de necessidades formativas, sobretudo Rodrigues e Esteves (1993). Para concluir, apresentamos algumas considerações finais que pensamos ser oportunas sobre o ensino da Filosofia e os professores da referida disciplina.por
dc.contributor.advisor1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.contributor.referee1Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.contributor.referee2Gallina, Albertinho Luiz
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9772234574786463por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International