dc.creator | Araújo, Márcia Eliana Migotto | |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T11:58:07Z | |
dc.date.available | 2022-03-23T11:58:07Z | |
dc.date.issued | 2007-06-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23848 | |
dc.description.abstract | This research was developed in the Course of Master's degree in Education, of Santa
Maria's Federal University / UFSM, in Pesquisa Formation's Line, Know and Professional
Development. Our objective was to verify which they are the teachers' of Philosophy of the
state net of medium teaching of Santa Maria's city formative needs, starting from the analysis
of the questionnaires sent to the teachers. The specific objectives were: 1 - to identify which
the modalities of continuous formation are offered to the teachers of Philosophy of the state
net of medium teaching of Santa Maria's city; 2 - to verify the teachers' of Philosophy of the
state net of medium teaching of Santa Maria's city formative needs is assisting to the
teachers' needs for the courses of continuous formation, offered by the schools of
performance; 3 - to understand as the teachers of Philosophy is facing the changes of the
medium teaching and of the discipline Philosophy in the state net of medium teaching of
Santa Maria's city - 8th HAVE FAITH (Regional Coordenadoria of Education). The approach
is qualitative and the used instruments werw a form and a questionnaire. To present
research it presents a reading of the the teachers' of Philosophy formative needs in the state
net of medium teaching of Santa Maria's city, starting from the teachers' description. Our
reading, in certain sense, "the certain distance" was accomplished, because we just
analyzed the teachers' considerations starting from the questionnaires for them answered. At
the end, we approached some subjects of the teaching of the Philosophy and his/her reality
in Santa Maria's city, starting from the descriptions done by the teachers in the questionnaire.
We noticed that many are the presented subjects: in relation to the teaching of the
Philosophy, a teaching prevails returned for the philosophical reflection. In relation to the
conditions of the educational work, they come, in general, scarce resources, low wages,
interdisciplinaridade lack, teachers and unfounded students. To conclude, we present some
final considerações that we think to be opportune on the education of the Philosophy and the
professors of the related one discipline. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Necessidades formativas | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | Formative needs | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | A study about the teachers' of Philosophy formative needs in the state net of medium teaching of Santa Maria's city | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são as necessidades
formativas dos professores de Filosofia da rede estadual de ensino médio da cidade de
Santa Maria, a partir da análise dos questionários enviados aos professores. As questões de
pesquisa foram: 1- Identificar quais as modalidades de formação continuada são oferecidas
aos professores de Filosofia da rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria; 2-
Verificar se as necessidades formativas dos professores de Filosofia da rede estadual de
ensino médio da cidade de Santa Maria estão atendendo às necessidades dos docentes
pelos cursos de formação continuada, oferecidos pelas escolas de atuação; 3-
Compreender como os professores de Filosofia estão enfrentando as mudanças do ensino
médio e da disciplina Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria -
8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação). A abordagem é qualitativa e os
instrumentos utilizados foram um formulário e um questionário. A presente pesquisa
apresenta uma leitura das necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede
estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria, a partir da descrição de professores.
Nossa leitura, em determinado sentido, foi realizada “a certa distância”, pois apenas
analisamos as considerações dos professores a partir dos questionários por eles
respondidos. Abordamos algumas questões do ensino da Filosofia e sua realidade na
cidade de Santa Maria, a partir das descrições feitas pelos professores no questionário.
Percebemos que muitas são as questões apresentadas: em relação ao ensino da Filosofia,
prevalece um ensino voltado para a reflexão filosófica. Em relação às condições do trabalho
docente, apresentam-se, em geral, escassos recursos, salários baixos, falta de
interdisciplinaridade, professores e alunos desmotivados. Discutimos também questões
relacionadas ao ensino da disciplina de Filosofia e sua inclusão definitiva no currículo do
ensino médio no Brasil. O estudo traz autores que escrevem sobre a Filosofia e seu ensino,
entre eles Gallo (2000), Cerletti (2004), Ghedin (2002), Favaretto (2004) bem como autores
que discutem sobre a análise de necessidades formativas, sobretudo Rodrigues e Esteves
(1993). Para concluir, apresentamos algumas considerações finais que pensamos ser
oportunas sobre o ensino da Filosofia e os professores da referida disciplina. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3942924352722374 | por |
dc.contributor.referee1 | Terrazzan, Eduardo Adolfo | |
dc.contributor.referee2 | Gallina, Albertinho Luiz | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9772234574786463 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |