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dc.contributor.advisorFélix, Carlos José Antônio Kümmel
dc.creatorMassariol, Gabriel de Carvalho
dc.date.accessioned2022-03-28T18:04:18Z
dc.date.available2022-03-28T18:04:18Z
dc.date.issued2022-03
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23964
dc.description.abstractHospitals are considered Traffic Generator Poles, as they attract a large number of trips and, together with that, they also modify the use and occupation of the land in the surrounding region. Consequently, creating a significant impact on road and transport systems, both in the area of influence and, sometimes, in the city as a whole. Therefore, the implementation of this type of edification, requires a well-prepared urban planning, in order to avoid possible negative impacts. Through this context, the present analysis seeks to list and evaluate the possible road and transport impacts that the Regional Public Hospital, still under construction in the city of Palmeira das Missões, will cause. Using as a basis the Technical Bulletin 32 of CET-SP (1983). Bringing then, a planning of road circulation for the influence region of micro and mesoscale, using as reference the concepts of accessibility, road safety and sustainable urban mobility. Seeking to encourage the use of active transport, such as walking and cycling, through the improvement of public sidewalks and the insertion of cycle paths and cycle lanes. Along with encouraging the use of public transport and discouraging individual motorized transport, especially at high speeds within the urban environment. Aiming to improve the quality of life and security of all users.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectSegurança viáriapor
dc.subjectEstudo de impacto de tráfegopor
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpor
dc.subjectHospitaispor
dc.subjectPolos geradores de tráfegopor
dc.subjectTraffic generating poleseng
dc.subjectHospitalseng
dc.subjectSustainable urban mobilityeng
dc.subjectTraffic impact studyeng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectRoad safetyeng
dc.titleAcesso ao Hospital Público Regional de Palmeira das Missões: análise dos impactos e medidas de controle dos sistemas viários e de transportepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoHospitais são considerados Polos Geradores de Tráfego, por atraírem um grande número de viagens e junto a isso, ainda modificam o uso e a ocupação do solo da região no seu entorno. Consequentemente, gerando um impacto significativo nos sistemas viários e de transporte, tanto na área de influência, quanto, em alguns casos, na cidade como um todo. Portanto, a implantação de uma edificação deste tipo, necessita de um planejamento urbano bem elaborado, afim de evitar possíveis impactos negativos que possam ser gerados pelo mesmo. Através desse contexto, a presente análise busca elencar e avaliar os possíveis impactos viários e de transporte, que o Hospital Público Regional, ainda em fase de construção na cidade de Palmeira das Missões irá causar. Utilizando como base o Boletim Técnico 32 da CET-SP (1983). Trazendo então, uma proposta de circulação viária para a região de influência de micro e mesoescala, utilizando como referência os conceitos de acessibilidade, segurança viária e mobilidade urbana sustentável. Procurando incentivar o uso do transporte ativo, como por exemplo a pé e bicicleta através da melhoria dos passeios públicos e a inserção de ciclovia e ciclofaixa. Juntamente com o estimulo do uso do transporte coletivo e o desincentivo ao transporte motorizado individual, principalmente em altas velocidades dentro do ambiente urbano. Visando melhorar a qualidade de vida e a segurança de todos os usuários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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