Desenvolvimento de tarifas Time of use considerando o perfil de consumidores residenciais e comerciais utilizando pertinências Fuzzy e programação linear
View/ Open
Date
2021-07-30Primeiro coorientador
Garcia, Vinicius Jacques
Primeiro membro da banca
Santos, Laura Lisiane Callai dos
Segundo membro da banca
Canha, Luciane Neves
Terceiro membro da banca
Santos, Moises Machado
Quarto membro da banca
Pereira , Paulo Ricardo da Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
Com o passar dos anos, o comportamento do consumidor de energia elétrica é alterado, devido principalmente à introdução no mercado de uma maior variedade de equipamentos elétricos. Essa inserção de tecnologias resulta em uma modificação da curva de carga imposta ao sistema elétrico ao aumentar a demanda, havendo a necessidade de maior geração de energia elétrica, investimento em expansão, reforço e recondutoramento de redes, a fim de evitar sobrecarga nas linhas de transmissão e distribuição. Para postergar esses investimentos, utilizam-se estratégias de gerenciamento pelo lado da demanda (GLD). Uma dessas estratégias é a aplicação de tarifas diferenciadas ao longo do dia. Essas tarifas têm como princípio fundamental desincentivar o consumo através do aumento da tarifa de energia e incentivá-lo com a redução do seu custo. Este trabalho surge com o objetivo de otimizar o uso do sistema de distribuição de energia elétrica, através do aumento do fator de carga (FC), utilizando como ferramenta novas tarifas Time of Use (ToU). A metodologia avalia o nível de demanda das curvas de carga dos consumidores e da Concessionária através de pertinências Fuzzy, determinando as tarifas mais adequadas para cada grupo de consumidores analisados através de programação linear. A validação da metodologia é realizada com base em dados de uma concessionária do sul do Brasil, considerando sua atual tarifa fixa. Foi possível determinar uma tarifa ToU para cada grupo de consumidores analisados, levando em consideração não somente o comportamento desses grupos com relação ao consumo, mas também o comportamento de consumo de todos os consumidores da concessionária. É possível obter ganhos com a aplicação dessas tarifas, tanto para a concessionária, que otimiza seu sistema, quanto para o consumidor, que reduz seus custos se estiver disposto a alterar seus hábitos de consumo.
Collections
The following license files are associated with this item: