Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por título
Itens para a visualização no momento 19700-19719 of 30202
-
Mitigação das mudanças climáticas: uma proposta de framework para as práticas do setor têxtil
(2024-02-01)O estudo propôs um framework com as práticas para mitigação das mudanças climáticas em indústrias têxteis no Brasil, dada a expressiva emissão de gases de efeito estufa por esta indústria. A primeira fase do estudo foi ... -
Mitigando o impacto da comunicação no consumo de energia e área em chip pela utilização de uma infraestrutura de comunicação híbrida em sistemas multiprocessados
(2020-08-13)O aumento da integração de muitos elementos de processamento dentro de um único die ocasionou a necessidade de criar infraestruturas de comunicação mais eficientes. Diferentes estruturas, NoC, Crossbar e Barramento, foram ... -
O mito da extensão universitária e suas lógicas institucionais na UFSM
(2022-12-16)No campo do ensino superior as universidades atuam em três funções que são a expressão de mitos racionalizados: o ensino, a pesquisa e a extensão. A extensão não apresenta clareza conceitual e com frequência não é ... -
Mito da origem Kaingang: um estudo em design de superfície para mobiliário
(2022-10-31)O presente estudo em design de superfície direciona-se à criação de um conjunto de estampas com base na cultura da população indígena Kaingang, expressiva sobretudo no sul do Brasil. Como tema principal de pesquisa ... -
A mídia digital e a educação: a divulgação de produções online por docentes dentro do ambiente escolar
(2017-10-28)O presente artigo busca refletir sobre as dificuldades encontradas pelos professores em divulgar seus trabalhos em ambientes online, bem como, os desafios encontrados por eles, referentes à usabilidade dos espaços online ... -
Mídia e identidade discursiva: a dialética idem x ipse na produção televisiva local
(2008-01-15)A dissertação analisa a atuação discursiva da mídia como construtora de identidades. Os processos de globalização e de midiatização constituem o contexto em que se inserem as relações de uma rede de televisão aberta, cujo ... -
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
A mídia e o presidente: um julgamento com base na teoria da valoração
(2007-11-30)Fazer avaliações através da linguagem é um procedimento que está vinculado a contextos de situação e a normas sociais que regem o comportamento de um grupo. Através de investigações em Semântica do Discurso, Martin e White ... -
Mídia e política: Revista Veja e o caso Renangate
(2008-11-03)Este trabalho analisa a relação que se estabelece entre a mídia e a política, concluindo que a política depende da mídia para se projetar na sociedade. O estudo está centrado na Revista Veja, especificamente na representação ... -
Mídia e representação social juvenil: recepção do Programa Malhação
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja ... -
Mídia e responsabilidade social empresarial
(2007-01-19)Este artigo apresenta reflexões sobre a mídia como legitimadora das organizações através do tema responsabilidade social. Por meio da aplicação de questionários aos jornalistas da mídia impressa de Santa Maria/RS, Diário ... -
Mídia e segurança pública no Brasil: o Jornal Nacional e a securitização da intervenção federal no Rio de Janeiro (2018)
(2023-03-13)A presente tese de doutorado tem como tema central a mídia e a segurança pública no Brasil. Justifica-se o estudo tendo em consideração que o tema da securitização da segurança pública gera inquietude na sociedade e, ... -
A mídia impressa como ferramenta pedagógica na educação básica: a experiência do jornal 21 informações
(2011)Este estudo tem o intuito de refletir sobre a experiência do resgate da leitura e da escrita através do uso e da produção do jornal na sala de aula, enquanto ferramenta pedagógica para potencializar a produção textual dos ... -
Mídia propagável na crise governamental brasileira de 2015: o uso dos imemes na comunicação em rede
(2015-12-14)Internamente à “sociedade em rede” (Castells, 1999), a “auto comunicação de massa” (Castells, 2010) segue configurando os fluxos de comunicação. Esses fluxos são complexos e envolvem tanto relações da cultura empresarial ... -
A mídia rádio como auxílio para desenvolver a expressão oral e escrita na escola
(2010-12-20)O trabalho traz uma reflexão sobre a contribuição da rádio escolar como instrumento de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, especificamente na construção da oralidade e da escrita dos alunos. O rádio, na escola, ... -
A mídia rádio e sua contribuição para a aquisição da leitura e da escrita dos alunos do 2° ano do ensino fundamental da E.M.E.F Nepomuceno Vieira Brum
(2012-01-29)Este artigo pretende mostrar como a mídia rádio pode contribuir no processo de aquisição da leitura e da escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo utilizada como um instrumento para cativar e explorar ... -
Mídia sonora como território de luta MST: possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular
(2022)Essa pesquisa apresenta como principal objetivo identificar as possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular na mídia sonora a partir da presença no Instagram e no Spotify do programa Vozes da Terra. O Vozes ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Mídia, identidades e sociabilidades: um olhar sobre os Otakus
(2016-03-30)Este estudo tem como foco a relação entre a mídia e a formação do Grupo Otaku, termo utilizado no Brasil para designar os fãs da cultura pop japonesa. Deste modo, objetivando compreender como a mídia atua na formação de ... -
Mídias no contexto escolar: investigação sobre o uso das mídias na sala de aula presencial
(2010)Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que aborda a realidade de utilização de recursos midiáticos em sala de aula presencial por professores que realizaram cursos à distância em comparação ...